Busca avançada
Ano de início
Entree

Problema de carregamento de paletes do produtor

Processo: 07/02725-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Silvio Alexandre de Araujo
Beneficiário:Bruna de Lima Alcântara Kitamura
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/01665-2 - Dimensionamento de lotes e problemas integrados, AP.JP
Assunto(s):Modelos matemáticos   Problemas de corte e empacotamento   Problemas de carregamento de paletes   Heurística

Resumo

Neste projeto de pesquisa propõe-se estudar um caso particular dos Problemas de Corte e Empacotamento, denominado Problema de Carregamento de Paletes do Produtor que consiste em arranjar ortogonalmente e sem sobreposição o máximo número de retângulos de dimensões (l,w) ou (w,l) sobre um retângulo maior (L,W). Um estudo de diversos modelos propostos na literatura deverá ser realizado com o auxílio de pacotes computacionais. Além disso, métodos heurísticos baseados em relaxação lagrangiana e surrogate também serão estudados. A motivação para estudar estes problemas é que, além de ser um problema importante em meios industriais, é um problema de difícil solução e exige o desenvolvimento de complexas ferramentas matemático/computacionais para sua resolução. Observa-se ainda que o presente projeto está inserido num projeto Jovem Pesquisador aprovado pela FAPESP (processo: 2006/01665-2) e num Projeto Temático também aprovado pela Fapesp (processo: 2006/03496-3). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KITAMURA, Bruna de Lima Alcântara. Heurística Surrogate para problema de carregamento de paletes dio produtor. 2009. 109 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.