Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização fenotipica de camundongos knock-out e knock-in do gene PER3 em diferentes fotoperíodos

Processo: 07/05037-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Mario Pedrazzoli Neto
Beneficiário:Danyella Silva Pereira
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Latitude   Fotoperíodo

Resumo

Em 36 anos de investigações os estudos moleculares da ritmicidade circadiana tiveram um rápido e importante desenvolvimento. Foram descritas desde as primeiras evidências genéticas do controle da ritmicidade circadiana até o descobrimento dos genes que participam do sistema de temporização em mamíferos e em humanos. Alterações nos genes do relógio biológico humano estão associadas com os distúrbios de ritmo circadiano e com a preferência diurna. O polimorfismo de repetição no éxon 18 do gene Per3 está associado com a preferência diurna em humanos e também com a Síndrome de Fase Atrasada do Sono. O alelo de 4 repetições está associado com a Síndrome de Fase Atrasada do Sono, na Inglaterra e o alelo de 5 repetições está associado com a mesma síndrome, no Brasil. A diferença entre os resultados parece estar relacionada com a estratégia de sincronização do gene Per3 em diferentes latitudes e conseqüentemente em diferentes fotoperíodos. Estudos utilizando modelos animais sob regimes longos e curtos de exposição à luz são necessários para investigar o papel do VNTR do gene Per3 na regulação circadiana dependente do fotoperíodo. No entanto, este VNTR do gene Per3 parece ser uma alteração exclusiva de primatas, impossibilitando a utilização de roedores como um modelo animal para analisar a influência da luz no comportamento dos animais. A fim de verificar o papel deste polimorfismo de repetição do gene Per3 na regulação circadiana dependente do fotoperíodo, o objetivo deste projeto é desenvolver camundongos Knock-in com a inserção do polimorfismo humano e analisar o comportamento de atividade dos animais em diferentes fotoperíodos para verificarmos se existe diferença entre os ângulos de fase de resposta à luz.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Latitude influencia a regulação do sono 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, D. S.; VAN DER VEEN, D. R.; GONCALVES, B. S. B.; TUFIK, S.; VON SCHANTZ, M.; ARCHER, S. N.; PEDRAZZOLI, M. The Effect of Different Photoperiods in Circadian Rhythms of Per3 Knockout Mice. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, 2014. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.