Busca avançada
Ano de início
Entree

Espaçamento entre fileiras e população de plantas para híbridos de mamona de porte baixo cultivados na safra de verão e safrinha

Processo: 07/05851-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Rogério Peres Soratto
Beneficiário:Genivaldo David de Souza Schlick
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Densidade de semeadura   Híbridos   Produtividade de grãos   Manejo e tratos culturais

Resumo

O espaçamento entre fileiras e a população de plantas determinam o arranjo de plantas na área, afetando em grande parte, a competição por nutrientes, água, luz, CO2 e outros fatores da produção. Assim, com o lançamento de novos híbridos mamona de porte baixo, com características de fruto indeiscente, próprios para colheita mecanizada, tem surgido a necessidade de definição dos melhores espaçamentos e populações de plantas para cada um desses materiais. Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho é avaliar a influência do espaçamento entre fileiras e da população de plantas no desenvolvimento e produtividade de híbridos de mamona de porte baixo cultivados na safra de verão (outubro/novembro) e em safrinha (fevereiro/março). O projeto de pesquisa será constituído de dois experimentos conduzidos em safra e dois na safrinha por dois anos agrícolas (2007/2008 e 2008/2009), totalizando oito experimentos, na Fazenda Experimental Lageado da FCA/UNESP - Botucatu-SP. Para cada experimento, o delineamento será em blocos casualizados, em esquema fatorial 4x4, com quatro repetições. Os tratamentos serão constituídos por quatro espaçamentos (0,45 m, 0,60 m, 0,75 m e 0,90m) e quatro populações de plantas (25.000, 40.000, 55.000 e 70.000 plantas ha-1). Serão realizadas as seguintes avaliações: matéria seca de planta, altura da planta, estande final de plantas, número de racemos/planta, número de frutos/racemo, número médio de grãos/fruto e produtividade de grãos. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância. As médias serão submetidas à análise de regressão.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA-SCHLICK, GENIVALDO DAVID; SORATTO, ROGERIO PERES; ZANOTTO, MAURICIO DUTRA. Optimizing row spacing and plant population arrangement for a new short-height castor genotype in fall-winter. ACTA SCIENTIARUM-AGRONOMY, v. 36, n. 4, p. 475-481, OCT-DEC 2014. Citações Web of Science: 0.
GENIVALDO DAVID DE SOUZA-SCHLICK; ROGÉRIO PERES SORATTO; MAURICIO DUTRA ZANOTTO. Optimizing row spacing and plant population arrangement for a new short-height castor genotype in fall-winter. Acta Scientiarum. Agronomy, v. 36, n. 4, p. -, Dez. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.