Busca avançada
Ano de início
Entree

Variação geográfica e filogeografia de Sooretamys angouya (Fischer, 1814) (Cricetidae: Sigmodontinae)

Processo: 07/05859-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Alexandre Reis Percequillo
Beneficiário:Elisandra de Almeida Chiquito
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Filogeografia   América do Sul   Biogeografia

Resumo

Estudos no âmbito da biogeografia tratam das relações e distribuição da biota, o que é permitido através da integração de fatores históricos, físicos e biológicos. Os sigmodontíneos, por sua vez, se tornam um bom modelo de estudos biogeográficos devido a sua ampla distribuição, abundância e boa representatividade em coleções. Mais especificamente, muitos estudos sistemáticos são dedicados à tribo Oryzomyini e é nesse contexto que o gênero Sooretamys foi reconhecido recentemente. A ampla distribuição de Sooretamys angouya permite que essa espécie habite diferentes fisionomias florestais e, além disso, essa área contém importantes bacias hidrográficas, as quais podem vir a ser barreiras ao fluxo gênico entre as populações. Diante da ausência de estudos biogeográficos que envolvem a totalidade da distribuição de S. angouya, essa espécie, unida ao ambiente físico, vem a ser um importante objeto de estudo de biogeografia. Além disso, esse estudo pode subsidiar a conservação da variabilidade adaptativa e genética da espécie. Os objetivos desse trabalho são analisar de forma qualitativa e quantitativa as populações a fim de verificar variações morfológicas e/ou moleculares, além de contribuir para a taxonomia e conservação da espécie. Serão acessadas coleções científicas que contenham amostras dessa espécie. A análise dos dados será dividida em abordagens distintas: morfológicas, em nível qualitativo e quantitativo, através de análises estatísticas uni e multivariadas; e moleculares, através de análises filogeográficas, onde serão obtidas as seqüências de mtDNA e as mesmas serão alinhadas e analisadas pelos métodos da máxima parcimônia e máxima verossimilhança.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHIQUITO, ELISANDRA DE ALMEIDA; D'ELIA, GUILLERMO; PERCEQUILLO, ALEXANDRE REIS. Taxonomic review of genus Sooretamys Weksler, Percequillo & Voss (Rodentia: Cricetidae: Sigmodontinae): an integrative approach. Zoological Journal of the Linnean Society, v. 171, n. 4, p. 842-877, AUG 2014. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHIQUITO, Elisandra de Almeida. Variação geográfica e filogeografia de Sooretamys angouya (Fischer, 1814) (Cricetidae: Sigmodontinae). 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.