Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo sobre o problema inverso do espalhamento elástico de hádrons em altas energias e a aplicabilidade de uma representação para a parte real da amplitude

Processo: 07/05953-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Marcio José Menon
Beneficiário:Daniel Almeida Fagundes
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/10619-9 - Estudo de interações hadrônicas a altas energias, AP.TEM
Assunto(s):Física de alta energia   Física de hádrons   Espalhamento elástico e difrativo de hádrons

Resumo

Objetiva-se um estudo geral e abrangente do espalhamento de hádrons em altas energias, em especial dos processos difrativos (elásticos e dissociativos) e dos modelos fenomenológicos baseados na representação eiconal. Para os espalhamentos elásticos próton-próton e antipróton-próton visam-se: (1) estudo dos resultados formais estabelecidos em teoria quântica de campos (princípios gerais, teoremas e limites assintóticos em termos da energia de colisão); (2) estudo da representação eiconal nos contextos da mecânica quântica relativística (difração de partículas) e métodos funcionais em teoria de campos; (3) estudo das principais abordagens fenomenológicas da difraçao hadrônica suave (peuqeno momento transferido), com ênfase nos modelos eiconais e no formalismo de difração múltipla (Glauber); (4) desenvolvimento de um modelo eiconal de difração múltipla atualizado para o canal elástico, com possibilidade de inclusão de efeitos de correlações entre os constituintes hadrônicos e que forneça descrições satisfatórias dos dados experimentais; (5) extensão do modelo ao canal inelástico (dissociação difrativa simples e dupla) via abordagem de Miettinen-Pumplin; (6) testes e implementações do modelo e dos resultados alcançados com base nas novas informações experimentais a serem obtidas em 2008-2009 nos aceleradores RHIC (Fermilab) e LHC (CERN); (7) estudo, através do modelo desenvolvido de difração múltipla, da possibilidade de extração da seção de choque próton-próton a partir de dados de seções de choque próton-ar em experimentos de raios cósmicos (Observatório Pierre Auger).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FAGUNDES, D. A.; MENON, M. J. APPLICABILITY OF A REPRESENTATION FOR THE MARTIN'S REAL-PART FORMULA IN MODEL-INDEPENDENT ANALYSES. International Journal of Modern Physics A, v. 26, n. 19, p. 3219-3247, JUL 30 2011. Citações Web of Science: 4.
FAGUNDES, D. A.; MENON, M. J.; SILVA, G. L. P. Model-independent data reductions of elastic proton-proton scattering. EUROPEAN PHYSICAL JOURNAL C, v. 71, n. 5 MAY 2011. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FAGUNDES, Daniel Almeida. Um estudo sobre o problema inverso do espalhamento elástico de hádrons em altas energias e a aplicabilidade de uma representação para a parte real da amplitude. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Fisica Gleb Wataghin.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.