Busca avançada
Ano de início
Entree

A narrativa de dois Joões: um diálogo sobre identidades

Processo: 07/05961-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Pesquisador responsável:Ana Maria Domingues de Oliveira
Beneficiário:Cibele Verrangia Correa da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil

Resumo

O presente projeto de pesquisa procura realizar uma análise comparativa entre a literatura brasileira e a angolana contemporâneas, mais especificamente, em dois autores que se colocam como ícones da moderna literatura destes dois países, ou seja, João Antonio e João Melo. As obras que compõem o corpus da pesquisa são: Malhação do Judas Carioca (1975), coleção de 11 contos que exploram o cotidiano de personagens comuns, habitantes de um universo noturno (boêmia) que se encontram às margens da sociedade e que lutam com dificuldades pela sua sobrevivência (João Antonio); e Filhos da Pátria (2001), reunião de 10 contos que traçam um panorama histórico e social da cidade de Luanda (Angola), através de suas personagens que se encontram geralmente em uma situação de miséria e total privação de seus direitos civis, lutando por um espaço de referência na sociedade luandense, bem como, por uma sobrevivência digna e honesta (João Melo).O principal objetivo da pesquisa é perceber nas duas obras características que as aproximem, bem como as possíveis diferenças que possam existir, tanto nas temáticas abordadas quanto nas estruturas formais que compõem os textos (personagens, narrador, espaço, tempo etc).Este estudo procura identificar também os diversos elementos que classifiquem uma obra como integrante da chamada “literatura de resistência” ou “literatura engajada”, ou seja, que procura incentivar a formação de opinião e o senso crítico do leitor para os fatos reais de uma parcela da sociedade que se encontra em histórica situação de exclusão. Uma literatura que possa também ensejar a busca por uma arte genuinamente nacional e de formação e re-conhecimento de identidades, sendo este reconhecimento fundamental na defesa da autenticidade da nação, denunciando os fatos que mantém esta nação às margens do progresso social e desenvolvimento pessoais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Cibele Verrangia Correa da. A narrativa de dois Joões : um diálogo sobre identidades. 2010. 143 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras (Campus de Assis). Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.