Busca avançada
Ano de início
Entree

Dentifrício de baixa concentração de fluoreto e redução da desmineralização do esmalte decíduo frente a alto desafio cariogênico

Processo: 07/05994-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Jaime Aparecido Cury
Beneficiário:Regiane Cristina Do Amaral
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cariologia   Fluoretos   Dentifrícios   Fluorose dentária   Cárie dentária

Resumo

O uso de um dentifrício fluoretado com menor concentração de flúor (500 ppm F) tem sido recomendado para crianças devido ao risco de fluorose dental pelo uso de dentifrício de concentração convencional (1100 ppm F). Contudo, não se sabe se ele seria tão eficiente quanto ao convencional para controlar cárie dental quando de altos desafios cariogênicos. O estudo será do tipo cruzado em relação aos dentifrícios, duplo-cego, boca dividida quanto a freqüência de exposição a sacarose, e será conduzido em 4 fases de 10 dias durante as quais 12 voluntários usarão dispositivos intra-orais palatinos contendo 8 blocos de esmalte decíduo com dureza de superfície conhecida. Sacarose a 20% será gotejada sobre os blocos sacarose 20%; em uma das fases metade dos voluntários usará dentifrício de 500 ppm F a outra usará de 1100 ppm F. Ao final de cada fase o biofilme formado será coletado para a analise de fluoreto no seu fluido e no estroma. A dureza dos blocos de esmalte será novamente determinada para estimar a desmineralização ocorrida; F total no esmalte também será determinado. Desse modo, o objetivo do presente trabalho será avaliar, em esmalte de dentes decíduos, a eficácia anti-cárie do dentifrício de baixa concentração de fluoreto frente a altos desafios cariogênicos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CURY, JAIME A.; DO AMARAL, REGIANE C.; TENUTA, LIVIA M. A.; CURY, ALTAIR A. DEL BEL; TABCHOURY, CINTHIA P. M. Low-fluoride toothpaste and deciduous enamel demineralization under biofilm accumulation and sucrose exposure. European Journal of Oral Sciences, v. 118, n. 4, p. 370-375, AUG 2010. Citações Web of Science: 30.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMARAL, Regiane Cristina Do. Dentifricio de baixa concentração de fluoreto e redução da desmineralização do esmalte deciduo frente ao acumulo de biofilme dental e exposição a sacarose. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.