Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de uma ferramenta computacional para análise de segurança dinâmica, no contexto da estabilidade transitória, de sistemas elétricos de potência via métodos diretos

Processo: 07/05997-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Luís Fernando Costa Alberto
Beneficiário:Edson Aparecido Rozas Theodoro
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/04672-4 - Análise e controle de sistemas elétricos de potência, AP.TEM
Assunto(s):Estabilidade transitória   Análise de contingências

Resumo

O presente projeto tem como objetivo desenvolver um programa computacional para análise de contingências, no contexto da estabilidade transitória, capaz de identificar as contingências críticas do sistema elétrico de potência via métodos diretos.A análise de estabilidade será realizada em diversas etapas, onde serão aplicados diversos filtros, baseados em métodos de análise de ilhamento, não existência de pontos de equilíbrio, PEBS (do inglês Potential Energy Boundary Surface), BCU (do inglês Boundary Controlling Unstable Equilibrium Point) e simulação computacional do sistema. Em cada etapa da análise, as contingências serão classificadas como sendo estáveis ou instáveis segundo diferentes critérios, restando portanto, ao fim de cada etapa, um conjunto menor de possíveis contingências críticas. Tal processo de filtragem de contingências deverá ser realizado de forma rápida, minimizando o esforço computacional exigido, para tornar possível a análise de segurança dinâmica (on-line) do sistema.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
THEODORO, Edson Aparecido Rozas. Desenvolvimento de uma ferramenta computacional para análise de segurança dinâmica, no contexto da estabilidade transitória, de sistemas elétricos de potência via métodos diretos. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.