Busca avançada
Ano de início
Entree

A contribuição epistemológica canadense para a construção da arquivística contemporânea

Processo: 07/06006-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Arquivologia
Pesquisador responsável:José Augusto Chaves Guimarães
Beneficiário:Natália Bolfarini Tognoli
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Diplomática

Resumo

A Diplomática traz em seu bojo, um aporte metodológico à Ciência da Informação, podendo ser dividida em dois momentos: Diplomática Histórica e Diplomática Contemporânea. Essa última fornece subsídios à análise documental na Arquivística, por meio da identificação documental, contribuindo para as discussões teóricas que circundam a Arquivística na atualidade. No tocante a essa Diplomática Contemporânea, a literatura refere-se ao nome de Luciana Duranti, identificando-a como marco teórico na área. Dessa maneira, busca-se identificar a influência da Diplomática Contemporânea para a constituição epistemológica da Arquivística na atualidade, mais especificamente, qual o papel de Luciana Duranti nesse contexto. Para tanto realizar-se-á um estudo exploratório, teórico e documental trabalhando com a história da Arquivística e da Diplomática Contemporânea, dando ênfase nos estudos de Luciana Duranti, a fim de identificar o papel da autora nesse contexto e os autores que são influenciados por ela ao utilizar o método diplomático para o tratamento da informação registrada.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOGNOLI, Natália Bolfarini. A contribuição epistemológica canadense para a construção da arquivística contemporânea. 2010. 119 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.