Bolsa 07/05788-4 - Neoplasias, Carcinoma 256 de Walker - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos preventivos e terapêuticos do homogeneizado de Aloe vera e mel sobre o crescimento e atividade celular do carcinossarcoma de Walker 256 in vivo e in vitro

Processo: 07/05788-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico
Pesquisador responsável:Maria Cristina Cintra Gomes Marcondes
Beneficiário:Rebeka Tomasin
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias   Carcinoma 256 de Walker   Apoptose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aloe vera e mel | apoptose | câncer | Nutrição | tumor de Walker 256 | Nutrição e câncer

Resumo

O câncer é responsável pela morte de sete milhões de pessoas todos os anos, sendo que anualmente são diagnosticados mais de onze milhões de novos casos. O estudo de tratamentos alternativos e coadjuvantes é, portanto, de grande valia. Aventa-se que Aloe vera contém efeitos anti-câncer assim como o mel. Objetivamos verificar a ação do composto de Aloe vera e mel na prevenção e tratamento de tumor experimental. Avaliar-se-á a proliferação celular do tecido tumoral comparada à do tecido hepático através de imunohistoquímica para Ki-67 de ratos Wistar adultos tratados ou não com o homogeneizado de Aloe vera e mel antes ou após a indução de tumor comparados a animais controle também tratados ou não com Aloe vera e mel. Ainda com o objetivo de se verificar a citotoxidade do homogeneizado de Aloe vera e mel serão feitos ensaios com cultivo de células do carcinossarcoma de Walker 256 comparado à fibroblasto. Objetiva-se, ainda, avaliar o efeito preventivo e terapêutico do homogeneizado de Aloe vera e mel em ratos Wistar jovens tratados por 12 semanas; após este período os animais serão redistribuídos, de acordo com implante ou não do carcinossarcoma de Walker 256, sendo então monitorados quanto ao peso corporal, ingestão alimentar e peso calculado do tumor e após a evolução tumoral (21 dias) serão sacrificados, para análises bioquímicas (séricas e teciduais), estresse oxidativo e imunohistoquímica, dos tecidos hepático e tumoral. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOMASIN, REBEKA; CINTRA GOMES-MARCONDES, MARIA CRISTINA. Oral Administration of Aloe vera and Honey Reduces Walker Tumour Growth by Decreasing Cell Proliferation and Increasing Apoptosis in Tumour Tissue. Phytotherapy Research, v. 25, n. 4, p. 619-623, . (06/06007-3, 07/05788-4, 06/04645-2)
TOMASIN, REBEKA; DE ANDRADE, RAFAEL SIQUEIRA; CINTRA GOMES-MARCONDES, MARIA CRISTINA. Oral Administration of Aloe vera (L.) Burm. f. (Xanthorrhoeaceae) and Honey Improves the Host Body Composition and Modulates Proteolysis Through Reduction of Tumor Progression and Oxidative Stress in Rats. JOURNAL OF MEDICINAL FOOD, v. 18, n. 10, p. 1128-1135, . (13/16115-1, 07/05788-4, 10/00209-9, 10/00714-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOMASIN, Rebeka. Efeitos terapêuticos do homogeinado de Aloe vera e mel sobre o crescimento e atividade celular do carcinossarcomia de Walker 256. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.