Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de filmes de Langmuir e Langmuir-Blodgett de aminas anfifílicas utilizando a espectroscopia SFG

Processo: 07/06223-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Paulo Barbeitas Miranda
Beneficiário:Thiers Massami Uehara
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/07927-0 - Propriedades elétricas e ópticas de filmes nanoestruturados de Langmuir-Blodgett (LB) e automontados, AP.TEM
Assunto(s):Aminas   Espectroscopia vibracional   Óptica não linear   Monocamadas de Langmuir

Resumo

O estudo da interação de moléculas orgânicas com a água é de grande importância para diversas áreas das ciências, como por exemplo na compreensão de sistemas biológicos. Proteínas, aminoácidos e vitaminas são parte integrante destes sistemas, fazendo com que uma classe de compostos mereça destaque: as aminas. O presente plano de trabalho tem como objetivo preparar e investigar filmes de Langmuir de aminas de cadeias longas e caracterizá-los utilizando a técnica de espectroscopia vibracional por geração de soma de freqüências ("sum-frequency generation" - SFG). A espectroscopia SFG é intrinsecamente sensível a interfaces, permitindo discriminar por exemplo o espectro vibracional da água na interface e no volume. Além da informação espectral, que normalmente está relacionada com a estrutura da superfície, a técnica permite obter informações sobre a orientação de moléculas na interface.Serão estudados neste trabalho filmes de Langmuir de aminas anfifílicas, com os objetivos de determinar o grau de ionização das aminas em função do pH e força iônica da subfase, e de entender como a água interage com a monocamada com diferentes graus de ionização. Pretende-se também fabricar filmes de Langmuir-Blodgett (LB) de aminas anfifílicas para comparar a estrutura dos filmes na superfície da água e em substratos sólidos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
UEHARA, Thiers Massami. Estudo de filmes de Langmuir e Langmuir-Blodgett de aminas anfifílicas utilizando a espectroscopia SFG. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.