Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da síndrome da apnéia obstrutiva do sono como co-adjuvante nos parâmetros de estresse oxidativo em idosos.

Processo: 07/06232-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Lia Rita Azeredo Bittencourt
Beneficiário:Fabiana Tokie Yagihara
Instituição-sede: Departamento de Psicobiologia. Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse oxidativo   Idosos

Resumo

O envelhecimento está associado a mudanças degenerativas no Sistema Nervoso Central, resultando em necroses e/ou mortes neurais. Há conseqüentemente uma diminuição nas funções cognitivas dos idosos. Os distúrbios do sono afetam aproximadamente 50% da população idosa e acometem cerca de dois terços daqueles que residem em asilos. A apnéia do sono seria um fator aditivo para o aumento do estresse oxidativo nessa faixa etária. O objetivo desse projeto é avaliar o efeito da SAOS nos parâmetros de estresse oxidativo em homens idosos e a probabilidade de reversão desse efeito com o uso de CPAP. Serão selecionados 30 voluntários com SAOS e 30 voluntários sem SAOS do sexo masculino, pareados por idade. O estudo será prospectivo e comparativo entre o grupo de voluntários sem SAOS e o grupo de portadores de SAOS. A análise também será feita antes e após uso de seis meses de CPAP. Este estudo já foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de São Paulo – CEP 0381/06 em 20 de Abril de 2006. Serão aplicados questionários que avaliam sonolência excessiva diurna (Escala de Sonolência de Epworth), queixas de sono (Questionário de Sono - UNIFESP) e queixas clínicas. O exame de polissonografia de noite inteira será realizado no laboratório do sono do Instituto do Sono - AFIP; juntamente com exames laboratoriais para avaliação do estresse oxidativo: ácido úrico, vitamina B12, ácido fólico, vitamina E, vitamina C, peroxidação lipídica, catalase, superóxido dismutase e homocisteína. A análise estatística será utilizada para comparação entre os dois grupos e intra-grupo e avaliação de possíveis correlações entre as variáveis analisadas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YAGIHARA, FABIANA; LUCCHESI, LIGIA MENDONCA; D'ALMEIDA, VANIA; DE MELLO, MARCO TULIO; TUFIK, SERGIO; AZEREDO BITTENCOURT, LIA RITA. Oxidative stress and quality of life in elderly patients with obstructive sleep apnea syndrome: are there differences after six months of Continuous Positive Airway Pressure treatment?. Clinics, v. 67, n. 6, p. 565-571, 2012. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.