Busca avançada
Ano de início
Entree

As visões da literatura brasileira inscritas no periódico o Novo Mundo (Nova Iorque, 1870-1879)

Processo: 07/06233-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Hélio de Seixas Guimarães
Beneficiário:Mônica Maria Rinaldi Asciutti
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estados Unidos   Século XIX   Periódicos

Resumo

O Novo Mundo, editado e publicado em Nova Iorque entre 1870 e 1879, foi o primeiro periódico produzido nos Estados Unidos em língua portuguesa, para distribuição e circulação no Brasil. Registra um momento de grandes transições na vida política, social e cultural brasileira, marcado pelo início das campanhas abolicionistas e republicanas, bem como pelo questionamento dos pressupostos e ideais românticos, importados primariamente da França, que dominaram a produção literária de 1830 a 1870. A publicação do periódico em Nova Iorque, e não em Paris, assinala o início de um novo fluxo de idéias que se tornaria dominante ao longo do século XX. O Novo Mundo, concebido e fundado por José Carlos Rodrigues, jornalista brasileiro residente em Nova Iorque, fixa, em suas páginas, a idéia de os Estados Unidos como modelo a ser seguido, destacando-os do conjunto dos países das Américas e, ao mesmo tempo, colaborando com a diferenciação identitária de cada um deles. A literatura desempenhou um importante papel neste contexto, sobretudo por sua atuação voltada para um projeto de construção nacional, o que também aparece nas páginas de O Novo Mundo. Os objetivos deste estudo são disponibilizar os exemplares do periódico em CD-Room com comentários concernentes à literatura brasileira; compreender as mudanças literárias paradigmáticas e a inserção da literatura brasileira no espaço literário universal propostas em O Novo Mundo, no contexto de transformações da ordem mundial; e, finalmente, verificar o entendimento do periódico no que diz respeito à especialização da atividade literária no Brasil.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ASCIUTTI, Mônica Maria Rinaldi. Um lugar para o periódico O Novo Mundo (Nova Iorque, 1870-1879). 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.