Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos filogenéticos e sistemáticos em Rutaceae: análise cladística e posicionamento de Almeidea A.St.-Hil. entre as Galipeinae (Galipeae, Rutoideae) baseados em dados morfológicos e moleculares

Processo: 07/06336-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Milton Groppo Júnior
Beneficiário:Carla Poleselli Bruniera
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/03170-0 - Estudos filogenéticos e sistemáticos em Rutaceae: filogenia e delimitação de Galipeinae (Galipeae) baseados em seqüências do DNA do núcleo e cloroplasto, AP.JP
Assunto(s):Filogenia   Rutaceae   Sistemática   Galipeinae

Resumo

Este projeto tem como objetivo efetuar uma análise cladística de Almeidea (Rutaceae), com base em dados morfológicos e moleculares. Este gênero está posicionado na subtribo Galipeinae, tribo Galipeae, grupo exclusivamente neotropical, caracterizado pela presença de flores zigomorfas e estaminódios pela esterilização de 2-3 estames. É composto por cinco espécies segundo a sua última revisão, sendo restrito aos estados do leste do Brasil (Paraná até o sul da Bahia, incluindo leste de Minas Gerais). São árvores ou arvoretas da submata de matas primárias ou secundárias, caracterizadas pelas folhas simples ou 1-folioladas, pelas inflorescências em tirsóides ou botrióides (sub)terminais e principalmente pelas flores róseas ou lilases, vistosas, com pétalas livres, androceu com 5 estames férteis ou com 2-3 estames modificados em estaminódios. O fruto é do tipo esquizocarpo, composto por 1-3 mericarpos. Serão realizadas coletas aos locais de ocorrência das espécies, visitas a herbários com coleções representativas de Galipeinae (como os herbários CEPEC, RB e SPF) e pedidos de empréstimos, para melhor caracterização morfológica das espécies e verificação da sua correta distribuição geográfica. Para as análises morfológicas serão utilizadas características macromorfológicas, especialmente ligadas a caracteres florais, de anatomia foliar e análise polínica. Para os dados moleculares serão utilizadas as regiões nucleares ETS e ITS, mais a região trnl-trnf do cloroplasto. Espécies do gênero polimórfico Conchocarpus serão utilizadas na análise, dada a sua proximidade morfológica e filogenética, verificada em estudos preliminares. Grupos externos possíveis envolverão outros gêneros de Galipeinae, como Galipea, Rauia e Ravenia, além de outros gêneros neotropicais de Rutaceae. Parcimônia será utilizada como critério de otimização. Uma análise conjunta dos resultados será feita, se a congruência dos resultados permitirem. O objetivo da análise é, além de verificar as hipóteses de parentesco entre as espécies de Almeidea, traçar hipóteses biogeográficas para o grupo e verificar o posicionamento do gênero em Galipenae. O estudo contribuirá para um projeto maior em andamento, de entendimento da filogenia da subtribo como um todo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUNIERA, CARLA POLESELLI; KALLUNKI, JACQUELYN A.; GROPPO, MILTON. Almeidea A. St.-Hil. Belongs to Conchocarpus JC Mikan (Galipeinae, Rutaceae): Evidence from Morphological and Molecular Data, with a First Analysis of Subtribe Galipeinae. PLoS One, v. 10, n. 5 MAY 7 2015. Citações Web of Science: 6.
BRUNIERA, CARLA P.; DA SILVA, CLAUDIA INES; GROPPO, MILTON. A new species of Almeidea (Galipeinae, Galipeeae, Rutaceae) from Eastern Brazil. BRITTONIA, v. 63, n. 2, p. 281-285, JUN 2011. Citações Web of Science: 1.
GROPPO, MILTON; BRUNIERA, CARLA P. Disposition of two names in Almeidea (Rutaceae). Acta Botanica Brasilica, v. 24, n. 4, p. 1107-1108, OCT-DEC 2010. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.