Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade da água utilizada para consumo humano em escolas públicas municipais de ensino infantil de Ribeirão Preto -SP

Processo: 07/06362-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Angela Maria Magosso Takayanagui
Beneficiário:Janaína Castania
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade da água   Saúde ambiental

Resumo

A água é um elemento essencial à vida, mas que pode trazer riscos à saúde humana em face de sua má qualidade, servindo de veículo para vários agentes biológicos e químicos, que podem levar ao desenvolvimento de doenças de veiculação hídrica, onde, em sua maioria, são causadas por microrganismos patogênicos de origem entérica, transmitidos pela rota fecal-oral. Dentro deste contexto destaca-se a importância de um levantamento da atual situação do abastecimento e da qualidade da água para consumo humano em escolas, uma vez que o ambiente escolar representa a segunda casa da criança, ocupando cerca de um terço do seu dia. Em termos de legislação sobre a qualidade da água no Brasil, a Portaria n° 518 de 25 de março de 2004 do MS estabelece os procedimentos e responsabilidades relacionados ao controle e vigilância da qualidade da água para o consumo humano. Assim, este estudo visa conhecer a qualidade da água consumida por escolares da cidade de Ribeirão Preto – SP; avaliando os possíveis riscos ligados à água como via de transmissão de enteropatógenos aos escolares e, desta forma fornecer subsídios às autoridades sanitárias para o controle da qualidade do produto. Serão selecionadas amostras provenientes de escolas da rede pública municipal de ensino infantil da cidade de Ribeirão Preto-SP, onde serão realizadas análises microbiológicas para determinação dos números mais prováveis de coliformes totais e fecais, e análises físico-químicas para determinação dos teores de turbidez, nitratos, pH, cloro e flúor, tomando-se como parâmetro a Portaria 518. Este é um tema de extrema relevância em saúde pública e que terá a finalidade de contribuir para a promoção da saúde dos escolares, considerando que a água ingerida pode estar contaminada, oferecendo riscos diretos à saúde. Também contribuirá para um diagnóstico da situação atual de Ribeirão Preto em relação ao abastecimento da água em escolas públicas municipais de ensino infantil, para que as autoridades sanitárias implantem medidas compatíveis com a melhor manutenção da qualidade da água, a fim de garantir condições de saneamento ambiental adequadas, especialmente em relação à qualidade da água para o consumo humano.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTANIA, Janaína. Qualidade da água utilizada para consumo em escolas públicas municipais de ensino infantil de Ribeirão Preto - SP. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.