Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo nanogravimétrico do processo de eletrooxidação superficial do ouro

Processo: 07/06037-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Hamilton Brandão Varela de Albuquerque
Beneficiário:Adriano Lopes Santos
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/04528-0 - Auto-organização dinâmica na interface sólido-líquido, AP.JP
Assunto(s):Eletrocatálise

Resumo

Apesar de considerado relativamente inerte em ambiente eletroquímico, a atividade catalítica do ouro vem sendo investigada em diversos sistemas, como exemplo a oxidação de monóxido de carbono a temperatura ambiente em catálise heterogênea. Na interface sólido/líquido, de acordo com a formação de espécies oxigenadas, duas regiões de potencial são comumente identificadas durante a eletrooxidação de moléculas orgânicas pequenas. Contudo, não há relatos de estudos detalhados sobre o impacto da variação de parâmetros experimentais como pH, potencial e tempo de polarização na formação de espécies oxigenadas na superfície do ouro. Propõe-se então nesse projeto a investigação sistemática do processo de eletrooxidação de superfícies policristalinas de ouro sob diferentes condições experimentais como pH da solução, potencial e tempo de polarização. Além das variáveis eletroquímicas, será investigada a variação de massa na superfície por meio do monitoramento in situ com a nanobalança eletroquímica a cristal de quartzo. O principal objetivo é inferir sobre a natureza das espécies formadas durante a eletrooxidação da superfície de ouro, além da obtenção as populações relativas das diferentes espécies em função do pH da solução e do potencial aplicado.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, ADRIANO L.; NAGAO, RAPHAEL; OLIVEIRA, CRISTIANE P.; DE LIMA, ROBERTO B.; VARELA, HAMILTON. The role of HBF4 in electro-catalysis: Arsenic contamination and anion adsorption. JOURNAL OF ELECTROANALYTICAL CHEMISTRY, v. 660, n. 1, p. 147-152, SEP 1 2011. Citações Web of Science: 5.
SITTA‚ E.; SANTOS‚ A.L.; NAGAO‚ R.; VARELA‚ H. Nanogravimetric study of the complex voltammetric response in the electro-oxidation of methanol on platinum. Electrochimica Acta, v. 55, n. 2, p. 404-409, 2009.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Adriano Lopes. Estudo nanogravimétrico da influência do ânion BF4- em eletrocatálise. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.