Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de uma metodologia de fabricação de transistores de filmes finos orgânicos

Processo: 07/06064-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Materiais Elétricos
Pesquisador responsável:Fernando Josepetti Fonseca
Beneficiário:Marco Roberto Cavallari
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Microeletrônica   Eletrônica orgânica   Polímeros conjugados   Nanotecnologia

Resumo

A importância da pesquisa em eletrônica molecular surge a partir da previsão de que o limite da diminuição das dimensões dos dispositivos inorgânicos é previsto para algumas décadas. A Eletrônica Molecular apresenta-se como alternativa de continuidade na integração de dispositivos. Uma etapa para se atingir uma eletrônica “via moléculas” é a eletrônica orgânica. Assim, tornou-se imprescindível a ampliação dos conhecimentos acerca das propriedades elétricas e ópticas de moléculas utilizadas em dispositivos, bem como o desenvolvimento de processos de fabricação que incorporem materiais orgânicos. Com o desenvolvimento dos polímeros conjugados surgiram aplicações variadas como: transistores de filmes finos orgânicos (OTFT), LEDs orgânicos (OLED), mostradores de informação flexíveis, etiquetas de RFID, a eletrônica têxtil e sensoriamento. A geometria bottom-gate inicialmente desenvolvida utiliza substratos de silício e óxido de porta inorgânico. Entretanto, de forma a inovar, os OTFTs top-gate permitem o uso de dielétricos orgânicos e a fabricação tanto sobre substratos rígidos quanto flexíveis. A utilização de materiais semicondutores orgânicos poliméricos ou de pequenas moléculas permitiu o desenvolvimento de técnicas de fabricação que implicaram na diminuição dos custos de produção. O valor da mobilidade dos portadores nestes materiais pode ser obtido através da medição do Tempo de Vôo. A identificação de materiais com alto valor da mobilidade é uma etapa fundamental para o aprimoramento do desempenho dos dispositivos eletrônicos orgânicos. Neste contexto, o presente projeto consistirá no aprimoramento de uma metodologia de fabricação de OTFTs obtidos a partir de filmes orgânicos cuja mobilidade terá sido caracterizada previamente. São imprescindíveis o avanço das técnicas de fabricação e a ampliação dos conhecimentos acerca dos dispositivos visando a uma maior miniaturização, eficiência e expansão do espectro de aplicações.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMORIM, C. A.; CAVALLARI, M. R.; SANTOS, G.; FONSECA, F. J.; ANDRADE, A. M.; MERGULHAO, S. Determination of carrier mobility in MEH-PPV thin-films by stationary and transient current techniques. Journal of Non-Crystalline Solids, v. 358, n. 3, p. 484-491, FEB 1 2012. Citações Web of Science: 44.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.