Busca avançada
Ano de início
Entree

Complexos luminescentes de európio(III) e zinco(II) para utilização em OLEDS

Processo: 07/06072-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Marian Rosaly Davolos
Beneficiário:Flávia Cagnin
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Compostos de coordenação   Terras raras   Filmes finos   Zinco   Luminescência

Resumo

Este trabalho tem por objetivo estudar as condições de preparação e os parâmetros espectroscópicos de complexos de zinco, complexos de európio e complexos bimetálicos de Zn(II) e Eu(III), com os ligantes ácido tiofeno 2-carboxílico e seu isômero 3-carboxílico, visando à aplicação destes em dispositivos luminescentes. Após a preparação dos complexos isolados e mistos, tentar-se a polimerização dos complexos mistos. Os complexos serão preparados através do método convencionais e/ou hidrotérmico e/ou reológico. As amostras serão caracterizadas por análise elementar para verificação da composição estrutural dos complexos, análise térmica para verificar a seqüência de decomposição dos complexos, espectroscopia na região do infravermelho como análise qualitativa, difratometria de raios X para comparação com complexos análogos, espectroscopia por reflectância difusa para investigação das respectivas absorções dos compostos monometálicos e bimetálicos, espectroscopia de luminescência para determinar os parâmetros espectroscópicos dos materiais obtidos e comparar suas propriedades luminescentes com outros descritos na literatura e microscopia eletrônica de varredura para análises morfológicas das partículas obtidas. Os complexos com alto rendimento quântico de fotoluminescência serão depositados em substratos vítreos e semicondutores para investigar as propriedades luminescentes e construir dispositivos eletroluminescentes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAGNIN, F.; CASTELLANO, E. E.; DAVOLOS, M. R. Synthesis and structural characterization of a new polymeric zinc(II) complex with thiophene-2-carboxylic acid. Journal of Coordination Chemistry, v. 63, n. 13, p. 2278-2285, 2010. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.