Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos neurofisiológicos e sua relação com o acometimento clínico e funcional dos pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica

Processo: 07/06078-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:João Carlos Ferrari Corrêa
Beneficiário:Carolina Chiusoli de Miranda Rocco
Instituição Sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Memorial. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biomecânica   Doença pulmonar obstrutiva crônica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apectos Nurofisiológicos | Balance | Dpoc | Emg | Biomecânica

Resumo

As alterações neurofisiológicas encontradas com alta freqüência nos pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) estão associadas com a severidade da doença, ou mais especificamente, ao grau de hipoxemia. Outros fatores como redução do índice de massa corporal, força muscular entre outras condições que afetam o músculo esquelético periférico e o paciente como um todo, podem contribuir negativamente para as alterações neurofisiológicas, prejudicando suas atividades funcionais. A proposta desse estudo será avaliar a marcha, coordenação intra- e inter-muscular, equilíbrio estático e dinâmico e reflexos miotáticos, relacionando estas respostas neurofisiológicas com o acometimento clínico e funcional dos pacientes com DPOC de acordo com o índice de BODE e avaliação da força muscular periférica. Será realizado um estudo transversal, em três grupos de pacientes: grupo A (hipoxêmicos ao repouso); grupo B (hipoxêmicos ao esforço); e grupo C (controle saudável da mesma idade). Após coleta dos dados, as variáveis serão analisadas e comparadas entre grupos. Hipotetisamos que haja uma relação maior entre a alteração neurofisiológica e o score encontrado pelo BODE e força muscular periférica, no paciente hipoxêmico ao repouso quando comparado ao paciente que apresenta apenas hipoxemia aguda ao esforço. Estas alterações podem trazer prejuízos funcionais e limitações nas atividades de vida diária, justificando esse estudo inicial que oferecerá subsídios para um estudo posterior, em que se pretende avaliar as possíveis modificações dos aspectos neurofisiológicos após treinamento aeróbio e de força muscular nesta população. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOÃO CARLOS FERRARI CORRÊA; ADRIANO RODRIGUES DE OLIVEIRA; CLÁUDIA SANTOS OLIVEIRA; FERNANDA ISHIDA CORRÊA. A existência de alterações neurofisiológicas pode auxiliar na compreensão do papel da hipotonia no desenvolvimento motor dos indivíduos com síndrome de Down?. Fisioter. Pesqui., v. 18, n. 4, p. 377-381, . (07/06078-0)
DE MIRANDA ROCCO, CAROLINA CHIUSOLI; MALOSA SAMPAIO, LUCIANA MARIA; STIRBULOV, ROBERTO; FERRARI CORREA, JOAO CARLOS. Neurophysiological aspects and their relationship to clinical and functional impairment in patients with chronic obstructive pulmonary disease. Clinics, v. 66, n. 1, p. 125-129, . (07/06078-0)