Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos neurofisiológicos e sua relação com o acometimento clínico e funcional dos pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica

Processo: 07/06078-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:João Carlos Ferrari Corrêa
Beneficiário:Carolina Chiusoli de Miranda Rocco
Instituição-sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Memorial. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biomecânica   Doença pulmonar obstrutiva crônica

Resumo

As alterações neurofisiológicas encontradas com alta freqüência nos pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) estão associadas com a severidade da doença, ou mais especificamente, ao grau de hipoxemia. Outros fatores como redução do índice de massa corporal, força muscular entre outras condições que afetam o músculo esquelético periférico e o paciente como um todo, podem contribuir negativamente para as alterações neurofisiológicas, prejudicando suas atividades funcionais. A proposta desse estudo será avaliar a marcha, coordenação intra- e inter-muscular, equilíbrio estático e dinâmico e reflexos miotáticos, relacionando estas respostas neurofisiológicas com o acometimento clínico e funcional dos pacientes com DPOC de acordo com o índice de BODE e avaliação da força muscular periférica. Será realizado um estudo transversal, em três grupos de pacientes: grupo A (hipoxêmicos ao repouso); grupo B (hipoxêmicos ao esforço); e grupo C (controle saudável da mesma idade). Após coleta dos dados, as variáveis serão analisadas e comparadas entre grupos. Hipotetisamos que haja uma relação maior entre a alteração neurofisiológica e o score encontrado pelo BODE e força muscular periférica, no paciente hipoxêmico ao repouso quando comparado ao paciente que apresenta apenas hipoxemia aguda ao esforço. Estas alterações podem trazer prejuízos funcionais e limitações nas atividades de vida diária, justificando esse estudo inicial que oferecerá subsídios para um estudo posterior, em que se pretende avaliar as possíveis modificações dos aspectos neurofisiológicos após treinamento aeróbio e de força muscular nesta população. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MIRANDA ROCCO, CAROLINA CHIUSOLI; MALOSA SAMPAIO, LUCIANA MARIA; STIRBULOV, ROBERTO; FERRARI CORREA, JOAO CARLOS. Neurophysiological Aspects and their relationship to clinical and functional impairment in patients with Chronic Obstructive Pulmonary Disease. Clinics, v. 66, n. 1, p. 125-129, 2011. Citações Web of Science: 12.
JOÃO CARLOS FERRARI CORRÊA; ADRIANO RODRIGUES DE OLIVEIRA; CLÁUDIA SANTOS OLIVEIRA; FERNANDA ISHIDA CORRÊA. A existência de alterações neurofisiológicas pode auxiliar na compreensão do papel da hipotonia no desenvolvimento motor dos indivíduos com síndrome de Down?. Fisioter. Pesqui., v. 18, n. 4, p. 377-381, Dez. 2011.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.