Busca avançada
Ano de início
Entree

Mandioca - a dádiva divina: processos biológicos e socioculturais associados

Processo: 07/06132-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Rural
Pesquisador responsável:Mauro William Barbosa de Almeida
Beneficiário:Roberta Rizzi
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Agricultura   Mandioca   Amazônia

Resumo

Este projeto visa o estudo das relações entre pessoas, espécies vegetais domesticadas ambiente e espaços associados. Pretendo identificar os processos biológicos e socioculturais associados ao cultivo da mandioca (Manihot esculenta Crantz) e seu principal derivado, a farinha de mandioca, em duas comunidades da região do Alto Juruá no Estado do Acre, considerando os contextos sócio-ambientais distintos em que cada uma delas está inserida. A questão a ser discutida é a expansão agrícola e o aumento da produção de farinha de mandioca que vem ocorrendo nas vizinhanças de Cruzeiro do Sul e na Reserva Extrativista do Alto Juruá. A hipótese central norteadora é que tal processo vem ocasionando mudanças nos usos locais da mandioca e na organização e sociabilidade do espaço. A análise será feita com base em dados da pesquisa de campo já realizada, em documentação bibliográfica disponível sobre a região Amazônica e na etnografia a ser feita com apoio em técnicas visuais.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIZZI, Roberta. Mandioca : processos biológicos e socioculturais associados no Alto Juruá, Acre. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.