Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso dè sísmica 4D Pará melhorar a confiabilidade dò desenvolvimento dè campos dè petróleo

Processo: 07/06146-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Denis José Schiozer
Beneficiário:Rafael Medeiros de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Amplitude

Resumo

A utilização de dados de produção para o aumento da confiabilidade das previsões de produção de um campo apresenta limitações, principalmente no início do seu desenvolvimento, quando há menos dados observados e as incertezas são maiores. Uma alternativa para a melhora da qualidade do modelo é a utilização de mapas de saturação obtidos a partir da sísmica 4D. A incorporação destas informações ainda é pouco explorada em estudos de engenharia de reservatórios e possui grande potencial para diminuição das incertezas causadas pela falta de informação e complexidade de um campo de petróleo. Porém, a metodologia utilizada no processo de ajuste de histórico combinando dados de produção com dados de sísmica 4D se baseia na utilização de mapas de impedância gerados a partir destes dados sísmicos e de simulação. Este procedimento é feito, pois a tecnologia de obtenção de mapas de impedância a partir de resultados de simulação está avançada, mas não é a ideal, pois não resulta em modelos de previsão de produção. Por isso, o ideal seria realizar o processo inverso, convertendo todos os dados para saturação e realizando a comparação em modelos que possibilitem a previsão de produção. Portanto, este projeto tem como objetivo avaliar a obtenção, a partir de dados da sísmica 4D, das frentes de fluxo de fluidos associados as alterações de saturação. Desta forma, será possível a realização do ajuste de histórico diretamente pela diferença dos mapas de saturação.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Rafael Medeiros de. Obtenção de dados de saturação e pressão a partir de atributos derivados da sísmica 4D. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica e Instituto de Geociências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.