Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do tramadol no tratamento da dor induzida por obstrução intestinal experimental em equinos

Processo: 07/06154-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Carlos Augusto Araújo Valadão
Beneficiário:Maristela de Cassia Seudo Lopes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Dor   Obstrução intestinal   Anestesiologia   Tramadol   Equinos

Resumo

O principal efeito colateral dos agonistas dos receptores opióides do tipo Mu nos eqüinos é a estimulação da atividade locomotora, em que pese serem excelentes analgésicos. O tramadol tem sido empregado no tratamento da dor nas espécies domésticas, tendo sido inclusive eficaz por via epidural de eqüinos. Contudo, poucos são os relatos da administração sistêmica do tramadol nesta espécie. Dessa forma, com este estudo objetiva-se avaliar os efeitos comportamentais e clínicos após a injeção intravenosa de tramadol no tratamento da dor visceral, em eqüinos. Utilizar-se-ão 24 eqüinos, cuja obstrução intestinal será instituída em segmentos de duodeno, íleo ou cólon dorsal esquerdo. Os animais receberão o tramadol, na dose de 1,0 mg/kg, por via intravenosa, no momento imediato à realização da obstrução. Realizar-se-á avaliação clínica aferindo-se as freqüências cardíaca e respiratória, hemogasometria venosa, temperatura retal, motilidade intestinal e sedação por meio da altura de cabeça. Utilizar-se-ão escores de dor para avaliar o grau de analgesia após obstrução de cada segmento intestinal. Complementarmente será realizado o perfil farmacocinético do tramadol mensurando-se a concentração do fármaco durante as três horas de obstrução intestinal. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Maristela de Cassia Seudo. Efeitos do tramadol no modelo de dor induzida por obstrução intestinal em eqüinos. 2010. 73 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.