Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do equilíbrio sólido-líquido em sistemas binários de álcoois graxos através da calorimetria exploratória diferencial

Processo: 07/06162-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Antonio José de Almeida Meirelles
Beneficiário:Natália Daniele Dorighello Carareto
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Equilíbrio sólido-líquido   Modelagem   Varredura diferencial de calorimetria   Álcoois graxos   Equilíbrio de fases

Resumo

Álcoois graxos são constituintes naturais de ceras vegetais, geralmente esterificados com um ácido graxo. Estes álcoois têm diversas aplicações nas indústrias de alimentos, de cosméticos e farmacêutica, como emulsificante, surfactante, dispersante, etc. Podem ser produzidos a partir de ácidos e ésteres graxos e sua importância na indústria nacional deverá crescer nos próximos anos em função da expansão da indústria de óleos e gorduras, tanto para a produção de alimentos e rações como para a produção de biodiesel.O estudo das propriedades termodinâmicas de álcoois graxos e suas misturas é de grande importância para o desenvolvimento dos processos de purificação. A cristalização é uma via alternativa de purificação de compostos termolábeis, uma vez que se trabalha com temperaturas mais amenas e a degradação destes compostos pode ser diminuída. Para se desenvolver a técnica de cristalização deve-se conhecer o comportamento do equilíbrio sólido-líquido destas misturas, o que possibilita um melhor controle e otimização do processo de separação. Assim, neste projeto objetiva-se medir os diagramas de equilíbrio sólido-líquido para misturas binárias de álcoois graxos de cadeias pares de 8 a 18 átomos de carbono, empregando a técnica da Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC). Estes deverão ser modelados empregando-se a equação de Margules ou o método de contribuição de grupos UNIFAC, para calcular os coeficientes de atividade na fase líquida.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARARETO, NATALIA D. D.; DOS SANTOS, ADENILSON O.; ROLEMBERG, MARLUS P.; CARDOSO, LISANDRO P.; COSTA, MARIANA C.; MEIRELLES, ANTONIO J. A. On the solid-liquid phase diagrams of binary mixtures of even saturated fatty alcohols: Systems exhibiting peritectic reaction. Thermochimica Acta, v. 589, p. 137-147, AUG 10 2014. Citações Web of Science: 13.
CARARETO‚ N.D.D.; COSTA‚ M.C.; ROLEMBERG‚ M.P.; KRÄHENBÜHL‚ MA; MEIRELLES‚ A.J.A. The solid-liquid phase diagrams of binary mixtures of even saturated fatty alcohols. Fluid Phase Equilibria, v. 303, n. 2, p. 191-e1, 2011.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARARETO, Natália Daniele Dorighello. Estudo do equilibrio solido-liquido em sistemas binarios de alcoois graxos atraves da calorimetria exploratoria diferencial. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.