Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento endócrino não-invasivo da gestação de veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus) no Pantanal Mato-Grossense

Processo: 07/06178-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:José Maurício Barbanti Duarte
Beneficiário:Mauricio Durante Christofoletti
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Gravidez   Ozotoceros bezoarticus

Resumo

As populações de veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus) vêm sofrendo constante ameaça pelos efeitos da caça e fragmentação e destruição de seu habitat. Essas pressões levam ao isolamento das populações, impedindo o fluxo gênico e aumentando a endogamia, que favorecem a perda da diversidade genética. Portanto, a instituição de programas de conservação para a espécie já são necessários, porém conhecimentos básicos sobre a espécie, como sua fisiologia reprodutiva, são escassos. Esses conhecimentos são essenciais para a utilização de técnicas de reprodução assistida, que podem auxiliar no manejo genético da espécie tanto em cativeiro como em vida livre, através do aumento do número de animais cativos e criopreservação dos seus gametas e embriões. O presente estudo tem como objetivo caracterizar a gestação de veado-campeiro por meio da descrição da flutuação dos progestágenos fecais e validar o processo como uma técnica de diagnóstico não-invasivo de gestação nesta espécie. Serão utilizadas 10 fêmeas de veado-campeiro em vida livre no Pantanal Mato-Grossense marcadas com colares radiotransmissores. Estas serão monitoradas através da análise endócrina não-invasiva durante 15 meses, com colheitas mensais de fezes frescas. Sendo assim, este estudo deve elucidar alguns aspectos referentes à fisiologia reprodutiva do veado-campeiro que serão importantes para o desenvolvimento de programas de conservação para a espécie.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHRISTOFOLETTI, Mauricio Durante. Perfil de progestinas fecais durante a gestação de veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus) no Pantanal. 2010. 57 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.