Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização molecular de bactérias endofíticas e seu estudo nas vias morfogênicas de abacaxizeiro (Ananas comosus (l.) Merrill) cv. IAC Gomo-de-mel cultivado “in vitro”

Processo: 07/06731-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 30 de abril de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Marcilio de Almeida
Beneficiário:Monita Fiori de Abreu Tarazi
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Abacaxi   Micro-organismos endofíticos   Eletroforese em gel de gradiente desnaturante

Resumo

A cultura de tecidos vegetais se apresenta como uma excelente ferramenta que permite restringir fatores que, in situ, podem influenciar de forma prejudicial o estudo de interações entre plantas e microrganismos. Por outro lado, a cultura de tecidos favorece que evidências fisiológicas e bioquímicas, decorrentes dessas interações, sejam intensificadas e aceleradas durante a morfogênese in vitro. A presença de microrganismos endofíticos, e a relação destes com plantas, já foram constatadas em diversas culturas de interesse econômico, como milho, soja, espécies ornamentais e frutíferas como citrus, videira, bananeira e abacaxizeiro. No abacaxizeiro foram isoladas várias bactérias com capacidade diazotrófica, como as do gênero Burkholderia. Alguns estudos também com o abacaxizeiro, evidenciaram efeitos benéficos da presença de endófitos em plantas micropropagadas. Apesar da utilização biotecnológica e agrícola da microbiota endofítica ser bastante divulgada na literatura, ainda carecem estudos que possam contribuir para o entendimento e controle dos efeitos que as interações simbióticas entre plantas e microrganismos promovem na morfogênese e metabolismo de plantas in vitro. Neste sentido, o presente trabalho visa identificar e caracterizar molecularmente bactérias endofíticas presentes em plantas de abacaxizeiro (Ananas comosus (L.) Merrill) cv. IAC Gomo-de-mel cultivadas in vitro, estudando a influência desses nas vias morfogênicas, por meio de técnicas de microscopia de luz, análises ultraestruturais e técnicas de biologia molecular, incluindo DGGE, ARISA e marcação com a proteína GFP.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ABREU-TARAZI, MONITA F.; NAVARRETE, ACACIO A.; ANDREOTE, FERNANDO D.; ALMEIDA, CRISTINA V.; TSAI, SIU M.; ALMEIDA, MARCILIO. Endophytic bacteria in long-term in vitro cultivated ``axenic{''} pineapple microplants revealed by PCR-DGGE. WORLD JOURNAL OF MICROBIOLOGY & BIOTECHNOLOGY, v. 26, n. 3, p. 555-560, MAR 2010. Citações Web of Science: 24.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TARAZI, Monita Fiori de Abreu. Comunidade bacteriana endofítica em microplantas de abacaxizeiro: estrutura, diversidade e sua influência na morfofisiologia após antibioticoterapia. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.