Busca avançada
Ano de início
Entree

Frugivoria e efetividade de dispersão de sementes por grandes frugívoros: o papel da anta (Tapirus terrestris) e do muriqui (Brachyteles arachnoides)

Processo: 07/06409-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Mauro Galetti Rodrigues
Beneficiário:Rafael da Silveira Bueno
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/03392-6 - Efeitos de um gradiente de defaunação na herbivoria, predação e dispersão de sementes: uma perspectiva na Mata Atlântica, AP.TEM
Assunto(s):Dinâmica florestal   Dispersão de sementes   Mata Atlântica

Resumo

As relações animal-planta estão entre as interações ecológicas que mais influenciam a dinâmica dos ecossistemas. A dispersão de sementes é um dos principais representantes destas interações e consiste em uma etapa crucial no ciclo reprodutivo da maioria das plantas. Os mamíferos, especialmente primatas e ungulados de grande porte constituem a maior parte da biomassa dos animais em florestas tropicais, e como até 90% das espécies de plantas possuem suas sementes dispersas por zoocoria e sementes não dispersas apresentam altos índices de mortalidade, fica evidente a importância da fauna na manutenção e estruturação das florestas tropicais, especialmente para espécies de sementes de grandes dimensões. Estes grupos são os alvos preferenciais de caçadores em todo o mundo. A ausência destes animais devem produzir efeitos cascata negativos na comunidade vegetal, com conseqüências ainda pouco conhecidas. A anta e o muriqui são os maiores mamíferos terrestres e arborícolas do Brasil, respectivamente. Consomem grande diversidade e quantidade de frutos e possuem ampla área de vida e deslocamento diário, possuindo um papel importante na dinâmica florestal através principalmente da frugivoria e dispersão de sementes, embora o papel dessas espécies,principalmente ocorrendo em simpatria seja ainda pouco conhecido. Este projeto tem como objetivo descrever e caracteriza o papel dessas duas espécies na frugivoria e dispersão de sementes em um dos mais íntegros remanescentes de Mata Atlântica do Brasil.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Frugivoria e efetividade de dispersão de sementes dos últimos grandes frugívoros da Mata Atlântica : a anta (Tapirus terrestris) e o muriqui (Brachyteles arachnoides). 2010. 69 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.