Busca avançada
Ano de início
Entree

Atenção Farmacêutica na Hipertensão Arterial Sistêmica: impacto clínico, econômico e social.

Processo: 07/06514-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Osvaldo de Freitas
Beneficiário:Thais Rodrigues Penaforte
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Atenção farmacêutica   Hipertensão

Resumo

A Assistência Farmacêutica no Brasil pode ser considerada como parte indissociável do modelo assistencial existente, sendo de caráter multiprofissional e intersetorial. Dentre seus objetivos estariam: assegurar o acesso aos medicamentos, garantir o uso racional, oferecer serviços farmacêuticos e cuidados aos pacientes, transformando o investimento com medicamentos em incremento de saúde e de qualidade de vida.A tecnologia do uso dos medicamentos tem como forte componente, além do conhecimento eclético, a habilidade de comunicação em linguagem adequada ao interloculor, o que reflete nas relações interpessoais, em especial com os usuários. Essas características dificultam o estabelecimento de procedimentos que o profissional farmacêutico deva realizar para executá-la de maneira adequada. Além disso, a realização parcial ou integral dos procedimentos, de maneira geral, está condicionada às facilidades materiais e de recurso humanos disponibilizadas pelos gestores.Assim nossa proposta visa implantar e implementar um modelo de Atenção Farmacêutica com acompanhamento farmacoterapêutico individual e coletivo para usuários que fazem uso contínuo de medicamentos. Visando o aumento da aderência ao tratamento e a redução das complicações oriundas da não aderência. Este modelo será implantado em uma UBDS e para tanto contamos com a anuência da SMS e da Gestora da Unidade, os quais nos disponibilizaram as facilidades inerentes ao serviço.A implantação e validação de um moledo de Assistência Farmacêutica baseado na orientação e acompanhamento farmacoterapêutico, pode representar uma ferramenta importante na redução de custos devido ao agravamento da patologia assim como contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos portadores de doenças crônicas, pois acreditamos que este modelo após validado para Hipertensão Arterial Sistêmica, poderá ser adaptado para outras doenças, proporcionando impacto similar.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAZARIM, MAURILIO DE SOUZA; DE FREITAS, OSVALDO; PENAFORTE, THAIS RODRIGUES; ACHCAR, ANGELA; LEIRA PEREIRA, LEONARDO REGIS. Impact Assessment of Pharmaceutical Care in the Management of Hypertension and Coronary Risk Factors after Discharge. PLoS One, v. 11, n. 6 JUN 15 2016. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PENAFORTE, Thais Rodrigues. Atenção farmacêutica na hipertensão arterial sistêmica:impacto clínico, econômico e social. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.