Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de drogas antipânico sobre a expressão de BDNF na substância cinzenta periaquedutal dorsal de ratos

Processo: 07/06555-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Hélio Zangrossi Júnior
Beneficiário:Plínio Cabrera Casarotto
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/03685-3 - Neurotransmissores típicos e atípicos em transtornos neuropsiquiátricos, AP.TEM
Assunto(s):Serotonina   Fator neurotrófico derivado do encéfalo   Antidepressivos   Ansiedade   Pânico   Psicofarmacologia   Substância cinzenta periaquedutal

Resumo

A resposta de fuga gerada pela estimulação elétrica ou química da substância cinzenta periaquedutal dorsal (SCPD) tem sido relacionada ao medo e, em termos psicopatógicos, ao transtorno do pânico (TP). A administração intra-SCPD de 5-HT ou de drogas que mimetizam seu efeito inibe esta resposta defensiva. Já drogas clinicamente eficazes no tratamento do TP, como a imipramina e fluoxetina, favorecem a neurotransmissão mediada pela 5-HT na SCPD.Estas mesmas drogas antipânico constituem-se nas principais ferramentas farmacológicas usadas para o tratamento da depressão. A ação antidepressiva destes compostos tem sido associada à alterações na expressão de BDNF (do inglês Brain Derived Neurothrophic Factor), uma neurotrofina essencial ao desenvolvimento e sobrevivência neuronal, em áreas como o hipocampo e cortex frontal. De interesse para este estudo, tem sido demonstrado que a administração central de BDNF facilita a neurotransmissão mediada por 5-HT ao nível da sustância cinzenta periaquedutal. No entanto, é ainda desconhecido se este efeito também contribui para a ação antipânico de drogas como a fluoxetina e imipramina.Neste trabalho, verificaremos, por meio das técnicas da Reação em Cadeia de Polimerase em Tempo Real (RT-PCR) e a Hibridização in situ, se o tratamento crônico com drogas antipânico afeta a expressão de BDNF e de seu receptor (TrkB) na SCPD. Posteriormente, verificaremos o efeito da infusão intra-SCPD de BDNF sobre a resposta de fuga induzida pela estimulação elétrica da SCPD, bem como sobre a reatividade de receptores sertonérgicos presentes nesta área mesencefálica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASAROTTO, PLINIO C.; DE BORTOLI, VALQUIRIA C.; ZANGROSSI, JR., HELIO. Intrahippocampal injection of brain-derived neurotrophic factor increases anxiety-related, but not panic-related defensive responses: involvement of serotonin. Behavioural Pharmacology, v. 23, n. 1, p. 80-88, FEB 2012. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.