Busca avançada
Ano de início
Entree

A infecção odontogênica e sua associação com a Doença de Alzheimer

Processo: 07/06852-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Silvia Regina Dowgan Tesseroli de Siqueira
Beneficiário:Thaís de Souza Rolim
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Demência   Doença de Alzheimer   Periodontite   Idosos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Demência | Doença de Alzheimer | Dor Orofacial | idoso | Infecção odontogênica | Periodontite | Dor orofacial

Resumo

A doença de Alzheimer (DA) é a doença degenerativa cerebral adquirida mais comum e a principal causa de demência nos paises ocidentais. Suas características principais são problemas de memória, perdas de habilidades motoras, problemas de comportamento e confusão mental. A doença de Alzheimer pode estar relacionada com os neurotransmissores e com o processo inflamatório; as citocinas são representadas por proteínas que participam da regulação do crescimento, desenvolvimento e ativação do sistema imunológico e na mediação da resposta inflamatória em todo organismo. As infecções odontogênicas podem se apresentar como um risco de disseminação de focos infecciosos para os pacientes com alterações imunológicas, além de estar associadas à dor orofacial. As periodontopatias podem estar relacionadas com a inflamação neurogênica, gerando dor difusa. Os objetivos desta pesquisa são avaliar as características odontológicas, a dor orofacial, aspectos emocionais e a demência em pacientes com a Doença de Alzheimer e verificar se o tratamento e a remoção de focos infecciosos bucais alteram a progressão da doença. Serão avaliados 60 pacientes com a Doença de Alzheimer, sendo três avaliações, uma pré-tratamento e duas pós-tratamento em um período de um ano. Serão utilizados instrumentos para avaliar o grau de demência, grau de cognição, aspectos emocionais, a dor no idoso e o grau de infecção odontogênica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROLIM, THAIS DE SOUZA; CAMPOS FABRI, GISELE MARIA; NITRINI, RICARDO; ANGHINAH, RENATO; TEIXEIRA, MANOEL JACOBSEN; DE SIQUEIRA, JOSE TADEU T.; FERRARI CESTARI, JOSE AUGUSTO; DE SIQUEIRA, SILVIA REGINA DOWGAN T.. Oral Infections and Orofacial Pain in Alzheimer's Disease: A Case-Control Study. JOURNAL OF ALZHEIMER'S DISEASE, v. 38, n. 4, p. 823-829, . (07/04930-1, 07/06852-8, 11/18756-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROLIM, Thaís de Souza. A infecção odontogênica e sua associação com a doença de Alzheimer. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.