Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de algoritmos heurísticos para problemas ``ricos'' de roteamento de veículos

Processo: 07/06864-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Teoria da Computação
Pesquisador responsável:Cid Carvalho de Souza
Beneficiário:Peterson Katagiri Zilli
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09925-5 - Fundamentos da ciência da computação: algoritmos combinatórios e estruturas discretas, AP.PRNX.TEM
Assunto(s):Pesquisa Tabu   Problemas de roteamento de veículos   Otimização combinatória   Heurística

Resumo

O Problema de Roteamento de Veículos (VRP, em inglês) foi proposto porDantzig e Ramser em 1959 e desde então centenas de artigos foramdedicados à solução de suas variantes. O problema consiste emdeterminar rotas otimais que serão usadas por veículos para servirem aum conjunto de clientes. Nesse trabalho vamos estudar o problema comfoco nos modelos chamados de ``ricos'' na literatura os quais englobamvariantes bastante complexas do VRP onde são representadas situaçõesmais próximas dos problemas logísticos encontrados em sistemas dedistribuição reais. A principal motivação para esta pesquisa é umaaplicação prática referente ao problema do roteamento dos ônibusfretados pela UNICAMP para o transporte de seus funcionários, quecaraceriza-se como um modelo ``rico''. O objetivo final é aotimização de tal processo através da minimização da distância totalpercorrida e/ou do número de veículos empregados, com a conseqüenteredução dos gastos incorridos pela Universidade. Portanto, além do seuaspecto científico, espera-se que este projeto produza resultados comchances reais de trazer benefícios à administração de uma instituiçãopública de ensino. Para que isto venha a ocorrer, prevê-se ainda ainserção das heurísticas desenvolvidas em um sistema de informaçõesgeográficas comercial que é usado pela Universidade. Deste modo, estetrabalho dá continuidade ao projeto de Iniciação Científica destealuno que foi apoiado pela FAPESP (processo 04/15019-0) e no qualdesenvolveu-se um primeiro estudo nesta direção.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZILLI, Peterson Katagiri. Análise de algoritmos heurísticos para problemas "ricos'' de roteamento de veículos. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.