Busca avançada
Ano de início
Entree

Indicadores de qualidade do solo em florestas de araucária no estado de São Paulo

Processo: 07/06943-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso
Beneficiário:Simone Cristina Braga Bertini
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/05146-6 - Biodiversidade vegetal e de organismos edáficos em ecossistemas de Araucaria angustifolia naturais e impactados no estado de São Paulo, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Indicadores de qualidade   Qualidade do solo   Araucaria angustifolia

Resumo

A Araucaria angustifolia, conhecida como Pinheiro-do-Paraná é uma espécie ameaçada de extinção no Brasil e muito pouco se conhece sobre os atributos microbiológicos destas florestas. Este trabalho tem como objetivo estudar os atributos microbiológicos, juntamente com alguns atributos químicos e físicos, a fim de estabelecer parâmetros de qualidade do solo em diferentes ecossistemas e regiões. Os estudos serão realizados em dois parques estaduais localizados em diferentes regiões do Estado de São Paulo, no município de Campos do Jordão (Parque Estadual de Campos do Jordão - PECJ), nos municípios de Apiaí e Iporanga (Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira - PETAR) e também no município de Barra do Chapéu. Serão selecionados 3 ecossistemas em cada região: 1. Mata nativa; 2. Área de reflorestamento; 3. Mata nativa com interferência. Ao acaso, serão selecionadas quinze árvores de araucária por ecossistema e sob a copa de cada uma delas será retirada uma amostra composta por três subamostras de solo na profundidade 0 a 20 cm, em duas épocas contrastantes. Serão avaliados o carbono e o nitrogênio da biomassa microbiana, o número mais provável de amonificantes e desnitrificantes, a respiração basal e induzida, determinação quociente metabólico (qCO2), as atividades enzimáticas específicas associadas aos ciclos do C, S e P (enzimas β-glucosidase, arilsulfatase e fosfatase ácida) e desidrogenase, os teores de C e N prontamente mineralizáveis e a diversidade funcional (utilizando o sistema BiologTM). Serão avaliados alguns parâmetros físicos (capacidade de retenção de água e granulometria) e químicos (S, P, Ca, Mg, K, pH, CTC, carbono orgânico total, nitrogênio total, matéria orgânica). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRAGA BERTINI, SIMONE CRISTINA; STROMBERGER, MARY; BASILIO AZEVEDO, LUCAS CARVALHO; BRAN NOGUEIRA CARDOSO, ELKE JURANDY. Soil physicochemical and biological profiles as indicators for Araucaria forest disturbance levels. APPLIED SOIL ECOLOGY, v. 158, FEB 2021. Citações Web of Science: 0.
BRAGA BERTINI, SIMONE CRISTINA; BASILIO AZEVEDO, LUCAS CARVALHO; MENDES, IEDA DE CARVALHO; BRAN NOGUEIRA CARDOSO, ELKE JURANDY. Hierarchical partitioning for selection of microbial and chemical indicators of soil quality. PEDOBIOLOGIA, v. 57, n. 4-6, p. 293-301, 2014. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERTINI, Simone Cristina Braga. Indicadores microbiológicos de qualidade do solo em Florestas de Araucária no Estado de São Paulo. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.