Busca avançada
Ano de início
Entree

Taxonomia e evolução de Mazama na Colômbia: a busca do elo entre as espécies da América Central e do Sul

Processo: 07/07407-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia
Pesquisador responsável:José Maurício Barbanti Duarte
Beneficiário:Javier Adolfo Sarria-Perea
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Citogenética   Genética molecular   Morfologia animal   Zoologia (classificação)

Resumo

Os estudos citogenéticos e moleculares têm trazido avanços muito importantes no conhecimento do gênero Mazama (Mammalia; Cervidae), mostrando a grande complexidade existente nos processos evolutivos pelos quais o gênero passou. Dada a riqueza geográfica e de ecossistemas da Colômbia e de sua localização geográfica, como porta de entrada da América do Sul, bem como o fato dos Cervídeos terem se dispersado da América do Norte para a América do Sul, existe a possibilidade que o número de espécies e subespécies existentes neste país seja muito grande. Atualmente são reconhecidas três espécies para Colômbia, porém não se tem certeza do número de subespécies que possam existir e menos ainda a possibilidade de novas espécies, uma vez que o grupo foi pouco estudado neste país. Com isso, os estudos citogenéticos e moleculares auxiliarão na consolidação do conhecimento do processo evolutivo pelo qual passou o gênero desde sua entrada na América do Sul no final do Plioceno. Assim, o presente projeto objetiva estudar taxonomicamente o gênero Mazama na Colômbia, visando ampliar os conhecimentos sobre a sua história evolutiva. Para tanto, serão utilizados animais provenientes de vida livre e que são mantidos em cativeiro em Zoológicos e Centros de triagem da Colômbia. Os animais serão anestesiados e amostras de sangue, pele e pelos serão coletadas, sendo então tomadas medidas corporais e fotografias para a caracterização morfológica. Far-se-ão análises morfológicas, citogenéticas e moleculares conjuntas, numa tentativa de validar as espécies e subespécies descritas, e determinar o nível de estruturação genética e potencial isolamento no qual se encontra cada táxon. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SARRIA-PEREA, Javier Adolfo. Taxonomia e filogenia de algumas espécies de Mazama (Mammalia; Cervidae) da Colômbia. 2012. 66 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.