Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização funcional de fatores de transcrição envolvidos na regulação do metabolismo do glicogênio em Neurospora crassa

Processo: 07/07766-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Maria Celia Bertolini
Beneficiário:Fernanda Barbosa Cupertino
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Regulação da expressão gênica   Neurospora crassa   Fatores de transcrição

Resumo

O presente projeto tem como objetivo principal a caracterização funcional de fatores de transcrição que possivelmente estão envolvidos com a regulação do metabolismo do glicogênio utilizando como organismo modelo o fungo Neurospora crassa. Em condições normais de crescimento este fungo acumula glicogênio no final da fase exponencial e degrada o carboidrato no início da fase estacionária. Em uma situação de estresse, tal como choque térmico (transferência de 30 para 45ºC), é bem conhecido que o fungo degrada glicogênio, um comportamento inverso ao que é descrito na levedura Saccharomyces cerevisiae na mesma situação de estresse. Resultados prévios de nosso laboratório mostraram que, na condição de estresse térmico, a transcrição do gene gsn que codifica a enzima glicogênio sintase (enzima regulatória da via de síntese) é severamente reduzida e recuperada quando o fungo retorna à temperatura normal de crescimento (30ºC). Na tentativa de compreender os mecanismos moleculares envolvidos na regulação da transcrição do gene gsn a seqüência genômica do gene, bem como de sua região promotora foram identificadas e analisadas. Foi observado que proteínas nucleares são capazes de reconhecer e ligar a seqüências do promotor contendo os elementos de DNA regulatórios HSE e STRE e experimentos visando a identificação destas proteínas estão sendo conduzidos no laboratório. Paralelamente, com a finalização do genoma do fungo linhagens mutantes em fatores de transcrição foram disponibilizadas pelo FGSC (Fungal Genetics Stock Center, Missouri, USA). A utilização destas linhagens para uma análise sistemática visando a identificação de quais fatores de transcrição estariam participando dos mecanismos moleculares envolvidos na regulação do metabolismo de glicogênio na situação estudada é altamente promissora, e abre novas perspectivas de estudo para o laboratório.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUPERTINO, FERNANDA BARBOSA; FREITAS, FERNANDA ZANOLLI; DE PAULA, RENATO MAGALHAES; BERTOLINI, MARIA CELIA. Ambient pH Controls Glycogen Levels by Regulating Glycogen Synthase Gene Expression in Neurospora crassa. New Insights into the pH Signaling Pathway. PLoS One, v. 7, n. 8 AUG 31 2012. Citações Web of Science: 18.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CUPERTINO, Fernanda Barbosa. Caracterização funcional de fatores de transcrição envolvidos na regulação do metabolismo de glicogênio de Neurospora crassa. 2011. 184 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Quimica. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.