Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação de mecanismos alternativos para os resultados de oscilação de neutrinos do experimento MINOS

Processo: 07/08188-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2008
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Carlos Ourivio Escobar
Beneficiário:João de Abreu Barbosa Coelho
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Oscilação de neutrinos

Resumo

O sucesso extraordinário do assim chamado "Modelo Padrão das Interações Eletrofraca" representa, paradoxalmente, uma fonte de constrangimento para a contemporânea Física das Partículas Elementares ou Física de Altas Energias, já que o modelo necessita de um grande número de constantes que são, em princípio, arbitrárias.A grande maioria destas constantes está relacionada ao setor de Yukawa da lagrangeana do modelo padrão e, portanto, relacionada ao mecanismo de geração de massa que nos leva ao ainda não descoberto escalar de Higgs. Estritamente falando, entre as constantes arbitrárias do modelo padrão não deveríamos colocar aquelas que levam às massas e ângulos de mistura no setor dos neutrinos já que sendo o campo do neutrino de mão esquerda, um termo convencional de massa de Dirac, com acoplamento de Yukawa, não é possível. Para introduzirmos as massas, sem colocar singletos de mão direita, teríamos que introduzir um termo não-renormalizável, que após a quebra espontânea de simetria, dá origem a uma massa de Majorana. Este fato demonstra claramente que a existência de neutrinos com massa, evidenciada pelos extraordinários resultados experimentais de neutrinos solares e atmosféricos, oscilações de neutrinos provenientes de reatores nucleares e aceleradores, sinaliza, experimentalmente, pela primeira vez, que há uma outra dinâmica atuando em escala de energia além daquela em que o modelo padrão estabeleceu-se com tanto sucesso.A física de neutrinos, sendo realizada agora pode nos oferecer a tão esperada janela para esta dinâmica além do modelo padrão. O simples fato de neutrinos terem massa e estarem sujeitos à mistura de sabores, na interpretação atualmente mais aceita do conjunto de dados referidos anteriormente, já indica física nova, entretanto há ainda espaço para outras interpretações deste conjunto de dados e outros que ainda serão obtidos nos experimentos hoje em execução: qual o papel dos efeitos de descoerência em experimentos de oscilações? É possível observar o emaranhamento quântico nas oscilações de neutrinos? Quais as reais possibilidades de detecção de violação CP nos experimentos atuais e de próxima geração?O projeto que ora apresentamos busca exatamente investigar estas questões através da análise de dados do experimento MINOS, no Fermilab.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COELHO, João de Abreu Barbosa. Investigação de mecanismos alternativos a oscilação de neutrinos no experimento MINOS. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.