Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade do cuidado de enfermagem: satisfação do cliente hospitalizado

Processo: 07/08631-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Maria Auxiliadora Trevizan
Beneficiário:Elyrose Sousa Brito Rocha
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Administração em enfermagem

Resumo

Não obstante os avanços do setor saúde nos últimos anos, ainda vivenciamos problemas como gerenciamento ineficaz de custos, dimensionamento de pessoal inadequado, atendimento desumano e outros. Em face disso, as instituições de saúde atuais têm procurado adotar um novo modelo gerencial centrado na satisfação dos clientes e no controle estatístico dos processos. Esta abordagem também tem sido aplicada na gestão dos serviços de enfermagem, possibilitando a melhoria da qualidade tanto técnica como humana desses profissionais e tendo como resultado a satisfação das pessoas atendidas por eles. Trata-se de um estudo de caráter exploratório e descritivo com o objetivo de avaliar a qualidade de serviços de enfermagem do setor hospitalar a partir do ponto de vista do cliente-paciente que se encontra hospitalizado. Reconhecendo a importância do tema a ser explorado para a melhoria dos serviços de enfermagem é que justificamos a razão desta pesquisa, nos propondo a contribuir na busca pela qualidade ao questionarmos a opinião do cliente hospitalizado a respeito de aspectos inerentes à assistência de enfermagem que lhe é prestada.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)