Busca avançada
Ano de início
Entree

Cinema e Realismo: Frederick Wiseman.

Processo: 07/08363-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2008
Vigência (Término): 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Paulo Roberto Arruda de Menezes
Beneficiário:Paulo Cesar Almeida Scarpa
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia do cinema

Resumo

Este projeto busca estudar as relações entre realismo e cinema no interior da discussão sociológica a respeito do cinema documental. Mais especificamente, será priorizado a filmografia do documentarista americano Frederick Wiseman, um dos expoentes do chamado movimento cinema direto. Busca-se um estudo bibliográfico e interpretativo da discussão sobre realismo e cinema documental bem como uma análise aprofundada de toda a filmografia de Wiseman. A partir disso chegamos ao objetivo mais específico deste trabalho. Pretende-se uma análise aprofundada de toda filmografia de Frederick Wiseman, analisando a) as relações, semelhanças e diferenças de construção fílmica entre si b) as relações, semelhanças e diferenças de construção fílmica entre Wiseman e outros diretores do Cinema Direto e c) as relações, semelhanças e diferenças de construção fílmica entre Wiseman e outros movimentos cinematográficos semelhantes, tal como o Cinema Vérité francês e o Free Cinema britânico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCARPA, Paulo Cesar Almeida. Cinema e realismo: Frederick Wiseman. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.