Busca avançada
Ano de início
Entree

Células-tronco embrionárias humanas como modelo para o estudo da inativação do cromossomo X

Processo: 08/00058-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Lygia da Veiga Pereira
Beneficiário:Ana Maria Fraga
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Células-tronco embrionárias   Inativação do cromossomo X   Epigênese genética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:células-tronco humanas | epigenética | inativação do cromossomo X | xist | biologia molecular

Resumo

Nas fêmeas de mamíferos, a inativação de um dos dois cromossomos X promove a compensação de dose de seus produtos gênicos entre machos e fêmeas. Composta de três fases (iniciação, disseminação e manutenção), a inativação do cromossomo X (ICX) se dá nas células do embrião pré-implantação e se caracteriza por modificações epigenéticas no cromossomo X inativo. Estas se mantêm estáveis nas células somáticas. O melhor sistema experimental para o estudo da iniciação da ICX são as células-tronco embrionárias murinas, células pluripotentes derivadas da massa celular interna de blastocistos. Ao serem diferenciadas, elas realizam in vitro a ICX, permitindo o estudo dos mecanismos moleculares por trás deste fenômeno epigenético. Com o estabelecimento de linhagens de células-tronco embrionárias humanas em 1998, novas perspectivas de estudo foram abertas, não só com objetivos terapêuticos, mas também na melhor compreensão do desenvolvimento embrionário humano. Como as murinas, estas células são potencialmente um modelo experimental poderoso no estudo na iniciação do processo de ICX, uma vez que representam o embrião com dois cromossomos X ativos, num estágio pré-inativação. Este projeto pretende estabelecer linhagens de células-tronco embrionárias humanas e caracterizá-las para utilização como modelo para o estudo da ICX em humanos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRAGA, Ana Maria. Início e manutenção da inativação do cromossomo X em células humanas. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.