Busca avançada
Ano de início
Entree

Incorporação e avaliação imunológica de antígenos tumorais incorporados em Nanoparticulas Lipídicas Sólidas e nanocarreadores lipídicos sólidos

Processo: 08/00421-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Maria Helena Andrade Santana
Beneficiário:Patricia Severino
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas   Nanopartículas lipídicas sólidas   Neoplasias   Lipídeos

Resumo

Para contornar problemas de estabilidade físico-química em meios biológicos e aproveitar os benefícios do uso de lipídios como carreadores de fármacos, novas formulações de dispersões de nanopartículas lipídicas sólidas (SLN- solid lipid nanoparticles) vêm sendo investigadas desde o início dos anos 90. As dispersões de SLN apresentam como característica principal a forte interação com as moléculas dos fármacos incorporadas, resultando em uma liberação mais sustentada, e o carregamento do fármaco até o alvo terapêutico, aumentando assim a sua eficácia de ação. Uma segunda geração de nanopartículas lipídicas constitui os carreadores lipídicos nanoestruturados (NLC- nanostructured lipid carriers). A principal diferença entre SLN e NLC é que as NLC possuem a matriz lipídica reestruturada, através da inclusão de lipídios líquidos em mistura com os lipídios sólidos componentes das SLN . O resultado é uma matriz lipídica menos ordenada e com muitas imperfeições, capaz de acomodar uma maior quantidade de fármaco, prevenir a sua expulsão durante a estocagem, modulando também o seu padrão de liberação.O câncer de colo de útero é a terceira principal causa de morte por câncer em mulheres de todo o mundo causando cerca de 200 mil mortes por ano. Os dados da literatura mostram uma clara relação entre a infecção pelo vírus HPV e o desenvolvimento de câncer do colo de útero. As proteínas E5, E6 e E7 são exclusivas de células tumorais induzidas por HPV e representam importantes alvos para uma vacina profilática ou terapêutica contra esses tumores. Assim, uma imunoterapia antígeno-específica contra o câncer surge como uma estratégia promissora para o controle desses tumores. A indução de resposta imune contra as oncoproteínas do HPV-16, mediada por linfócitos T CD8 citotóxicos específicos seria uma das principais alternativas de estudo. As vacinas contendo o antígeno tumoral E7 encapsuladas em nanopartículas lipídicas sólidas ou em nanocarreadores lipídicos sólidos surgem como estratégia promissora para a geração de resposta imune antígeno-específica pela simplicidade de elaboração, estabilidade, segurança e possibilidades de administrações repetidas por via parenteral.Dentro deste contexto, este projeto tem como objetivo a produção de SLN e NLC incorporando o antígeno tumoral E7, ou os respectivos peptídeos imunogênicos, para administração parenteral e avaliação da resposta imunoterapêutica contra tumores induzidos pelo HPV.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, RAFAEL SILVA; LOUREIRO, KAHYNNA CAVALCANTE; REZENDE, POLYANA SANTOS; ANDRADE, LUCIANA NALONE; BARBOSA, RAQUEL DE MELO; SANTINI, ANTONELLO; SANTOS, ANA CLAUDIA; DA SILVA, CLASSIUS FERREIRA; SOUTO, ELIANA BARBOSA; DE SOUSA, DAMIAO PERGENTINO; AMARAL, RICARDO GUIMARAES; SEVERINO, PATRICIA. Innovative nanocompounds for cutaneous administration of classical antifungal drugs: a systematic review. JOURNAL OF DERMATOLOGICAL TREATMENT, v. 30, n. 6 APR 2019. Citações Web of Science: 1.
DA SILVA, CLASSIUS FERREIRA; SEVERINO, PATRICIA; MARTINS, FERNANDA; SANTANA, MARIA HELENA A.; SOUTO, ELIANA B. Didanosine-loaded chitosan microspheres optimized by surface-response methodology: A modified ``Maximum Likelihood Classification'' approach formulation for reverse transcriptase inhibitors. BIOMEDICINE & PHARMACOTHERAPY, v. 70, p. 46-52, MAR 2015. Citações Web of Science: 2.
SEVERINO, PATRICIA; SZYMANSKI, MARCELO; FAVARO, MARIANNA; AZZONI, ADRIANO R.; CHAUD, MARCO V.; SANTANA, MARIA HELENA A.; SILVA, AMELIA M.; SOUTO, ELIANA B. Development and characterization of a cationic lipid nanocarrier as non-viral vector for gene therapy. European Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 66, p. 78-82, JAN 23 2015. Citações Web of Science: 26.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SEVERINO, Patricia. Desenvolvimento e caracterização físico-química de nanopartículas lipídicas sólidas para encapsulação de proteínas. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.