Busca avançada
Ano de início
Entree

As relações entre a gramática musical, a retórica e a estética, no março da teoria fraseológico-musical de H. C. Koch (1749-1816)

Processo: 08/00914-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Helena Jank
Beneficiário:Cassiano de Almeida Barros
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Estética da música   Teoria musical   Música clássica   Retórica   Musicologia

Resumo

Este projeto propõe a abordagem hermenêutica da teoria fraseológica de H. C. Koch (1749-1816), a partir do horizonte histórico constituído pela dissertação intitulada "A orientação retórica do processo de composição do Classicismo observada a partir do tratado Versuch einer Anleitung zur Composition (1782-1793) de H. C. Koch", e defendida pelo autor em 2006. O objetivo é compreender historicamente como se manifesta a relação entre a gramática musical, a retórica e a estética na música setecentista, investigando as técnicas de criação, concatenação e desenvolvimento do pensamento musical elaboradas para a persuasão, além da natureza das próprias unidades de pensamento, em especial os conceitos de estrutura e forma. Neste sentido, serão investigados os tratados, ensaios e artigos de Koch, além dos estudos atuais relacionados. Como parte do processo de compreensão, este projeto prevê ainda o levantamento e a sistematização de parâmetros de análise que serão aplicados em obras escolhidas do repertório clássico germânico. Os parâmetros elaborados a partir dessa teoria permitirão a reconstrução histórica do discurso musical do Classicismo, e o reconhecimento de elementos que as preconcepções tradicionais de nosso próprio tempo não reconhecem. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARROS, Cassiano de Almeida. A teoria fraseológico-musical de H.C. Koch (1749-1816). 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.