Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção e caracterização de isoenzimas de Streptomyces clavuligerus relacionadas com a síntese do ácido clavulânico

Processo: 08/01411-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Ana Paula Ulian de Araujo
Beneficiário:Débora Fernanda Vieira
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/55079-4 - Produção e purificação de ácido clavulânico, cefamicina C e outros metabolitos bioativos de Streptomyces, AP.TEM
Assunto(s):Ácido clavulânico   Proteínas recombinantes   Produção de enzimas   Streptomyces

Resumo

O gênero Streptomyces compreende organismos filamentosos gram-positivos que são conhecidos por sua habilidade em produzir uma grande variedade de antibióticos quimicamente distintos e metabólitos secundários. Streptomyces clavuligerus produz uma variedade de compostos beta-lactâmicos, incluindo cefamicina C, penicilina N, ácido clavulânico e outras clavamas. O ácido clavulânico é um metabólito importante da indústria farmacêutica por sua atividade inibitória de beta-lactamases, enzimas que são as grandes responsáveis pela resistência bacteriana a antibióticos. Atualmente, linhagens mutantes de S.clavuligerus têm sido usadas na produção de ácido clavulânico, sendo de grande interesse informações adicionais sobre a via de biossíntese desse produto. As primeiras etapas das vias de biossíntese de ácido clavulânico e de clavamas 5S são comuns até clavaminato, porém os detalhes das reações permanecem obscuros, inclusive as reações envolvidas nos passos finais da biossíntese. Os genes já identificados nessas vias comuns estão agrupados em três clusters: cluster das clavamas, cluster do ácido clavulânico e cluster dos parálogos. A função desses genes e sua inter relação com a biossíntese de ácido clavulânico e clavamas 5S ainda não estão totalmente compreendidas. Neste projeto serão estudados três produtos gênicos dos parálogos: ceaS, bls e pah. Os genes serão clonados, as isoformas expressas heterologamente e seus produtos analisados por técnicas bioquímicas e biofísicas, com o intuito de melhorar o entendimento da via de biossíntese objetivando uma maior produtividade de beta-lactâmicos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Débora Fernanda. Produção e caracterização de enzimas de Streptomyces clavuligerus relacionadas com a síntese do ácido clavulânico. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.