Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade sexual na escola: a caminho de uma educação para a diversidade

Processo: 08/01486-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 30 de abril de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Arilda Ines Miranda Ribeiro
Beneficiário:Vagner Matias Do Prado
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Sexualidade   Educação sexual   Formação de professores   Desconstrução

Resumo

Muitos pesquisadores têm se preocupado com o ensino da sexualidade na escola a partir da abordagem do tema para além da visão biológica. Entretanto, são poucas as iniciativas para que um debate nessa escala seja observado nas instituições educacionais, seja por falta de materiais didáticos para auxiliar o trabalho docente ou pela falta de preparo profissional dos educadores envolvidos no processo. Partindo desse pressuposto nos propomos a pesquisar os materiais audiovisuais disponíveis no Brasil, que versam sobre a temática das diferenças sexuais, elaborados por iniciativa governamental ou de outrem, com o objetivo de serem utilizados como apoio didático a educadores que se propõem a refletir sobre a pluralidade da constituição de nossa sociedade. Fudnamentados no referencial teórico Pós-Estruturalista, após esse levantamento dois materiais serão analisados objetivando demonstrar como os filmes poderiam ser utilizados em aulas de educação sexual para promover a desconstrução de representações estigmatizadas sobre Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Nosso trabalho será disponibilizado para a Diretoria Regional de Ensino da Regiao do Oeste Paulista para ser distribuido às 42 escolas da rede estadual do município de Presidente Prudente - SP no intuito de auxiliar os educadores no combate a discriminação e preconceito contra sujeitos que transgridem a norma heterossexual.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PRADO, Vagner Matias Do. Sexualidade(S) em cena : as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar. 2010. 155 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.