Busca avançada
Ano de início
Entree

Envoltórios circunstelares de estrelas jovens de massa intermediária

Processo: 08/01533-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Jane Cristina Gregorio-Hetem
Beneficiário:Rodrigo Georgetti Vieira
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/00397-1 - Evolução química e populações estelares galáctica e extragalácticas por espectroscopia e imageamento, AP.TEM
Assunto(s):Formação de estrelas

Resumo

As estrelas Herbig Ae/Be classificam-se em grupos de acordo com a inclinação da distribuição espectral de energia (DEE) na região do infravermelho. Quanto mais inclinada e crescente a DEE, altos excessos infravermelhos são observados e se espera maiores quantidades de matéria circunstelar associada ao objeto. Alguns trabalhos propõem que está classificação está relacionada com o estágio evolutivo do objeto,onde os mais embebidos ou com maiores estruturas circunstelares são aqueles que se encontram nas primeiras fases da pré-seqüência principal. No presente trabalho pretendemos selecionar algumas estrelas classificadas como Herbig Ae/Be com evidências de apresentarem envoltórios esféricos de gás e poeira e características típicas de objetos menos evoluídos. Estudaremos em detalhe tais envoltórios seguindo dois objetivos principais: (i) a modelização do envoltório de gás e poeira, buscando reproduzir as condições físicas relacionadas aos processos de transporte radiativo e a dinâmica das partículas; e (ii) a realização de observações sensíveis e de alta resolução, para obter mapeamentos diretos em comprimentos de onda sub-milimétricos. Tais observações nos proporcionarão medidas dos parâmetros circunstelares, tais como massa e tamanho do envoltório, os quais serão confrontados com aqueles obtidos do modelo. A utilização dos dados observacionais será baseada na colaboração com o grupo do Dr. P. André, coordenador do projeto ArTeMiS.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA, R. G.; GREGORIO-HETEM, J.; HETEM, JR., A.; STASINSKA, G.; SZCZERBA, R. Distinguishing post-AGB impostors in a sample of pre-main sequence stars. Astronomy & Astrophysics, v. 526, FEB 2011. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.