Busca avançada
Ano de início
Entree

Melhoria da resistência no estado fundido do polipropileno através da adição de nanoargilas

Processo: 08/01336-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Nicole Raymonde Demarquette
Beneficiário:Camila Fernanda de Paula Oliveira
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/02634-3 - Caracterização reológica de misturas poliméricas (blendas) e nanocompósitos de matriz polimérica reforçados com argilominerais: estudo da correlação propriedades reológicas /micro-estrutura, AP.TEM
Assunto(s):Reologia   Polímeros (materiais)

Resumo

Este projeto tem como objetivo a obtenção de nanocompósitos formados a partir de argilas esmectíticas tipo montmorilonita, e polipropilenos com diferentes estruturas moleculares no objetivo de melhorar a resistência no estado fundido (melt strength) desse material. As propriedades reológicas dos materiais obtidos serão estudadas em fluxos de cisalhamento e de extensão no regime de viscoelasticidade linear (que será utilizada para inferir informações sobre a estrutura dos materiais) e viscoelasticidade não linear (que será utilizada para inferir informações sobre o processamento dos materiais e sobre a resistência no fundido no caso do fluxo de elongação). As propriedades reológicas em cisalhamento serão estudadas utilizando-se um reômetro rotacional. As propriedades reológicas em extensão serão estudadas utilizando-se: 1) uma matriz cônica que pode ser acoplada a extrusora e utilizada para avaliação da viscosidade elongacional, 2) o "Sentmanat Elongacional Rheometer" que pode ser acoplado a reômetro rotacional adquirido com verba do CNPq, Universal Processo 471511/2006-4. Este projeto será desenvolvido pela aluna Camila Fernanda de Paula Oliveira, que fez curso de Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos na Faculdade de Tecnologia de São Paulo, se formando assim como primeira aluna sobre 40 alunos, sendo que apenas 5 alunos se formaram no tempo correto; desenvolveu trabalho de iniciação científica no campo de nanocompósitos sendo neste tempo bolsista FAPESP com o processo 2006/00501-6 durante 12 meses e foi prorrogado por mais 8 meses. Com este trabalho participou da redação de um artigo que foi submetido à revista internacional Polymer Engineering & Science com o título "Photooxidative behavior of polystyrenemontmorillonitenano composites" sendo os autores: C. F. P. Oliveira, D. J. Carastan, N. R.Demarquette, G. J. M. Fechine e que já recebeu parecer favorável. Além de ter gerado três artigos em congressos. O presente projeto de Mestrado será desenvolvido sob a orientação da Professora Dra. Nicole Raymonde Demarquette, que coordena um projeto temático, processo 06/02634-3 financiado pela FAPESP sobre reologia de blendas poliméricas e nanocompósitos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Melhoria da resistência no estado fundido do polipropileno através da adição de nanoargilas.. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.