Busca avançada
Ano de início
Entree

Nitrogênio na semeadura e em cobertura para o feijoeiro em sistema plantio direto em fase de implantação e consolidado

Processo: 08/01961-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Rogério Peres Soratto
Beneficiário:Adelson Antonio Guidolin Perez
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Plantio direto   Phaseolus vulgaris   Manejo e tratos culturais   Fertilizantes nitrogenados

Resumo

O aumento do cultivo de feijão sob sistema plantio direto exige aprofundamento no conhecimento da dinâmica do N, para que seja atingida a máxima eficiência das adubações, e, consequentemente, a máxima produtividade. Assim, é de extrema importância determinar qual a melhor dose e época de aplicação em função do tempo em que a área esteve sob sistema de plantio direto. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo avaliar a resposta do feijoeiro a aplicação de N na semeadura e/ou cobertura em áreas com sistema plantio direto em fase de implantação ou consolidado. O delineamento experimental utilizado será o de blocos casualizados em esquema de parcelas subsubdivididas, com quatro repetições. As parcelas serão representadas por sistemas de plantio direto em duas fases de evolução (SPD1 - sistema plantio direto em fase de implantação (a cultura do feijão será a primeira cultura a ser implantada no sistema de plantio direto) e SPD2 - sistema plantio direto consolidado (23 anos após a implantação)). As subparcelas serão formadas pela presença e ausência da aplicação de nitrogênio (N) na semeadura do feijão (0 e 60 kg ha-1). As subsubparcelas serão constituídas por quatro doses de N em cobertura (0, 30, 60 e 120 kg ha-1). O N será aplicado utilizando-se como fonte o nitrato de amônio. O experimento será conduzido por dois anos agrícolas. Serão avaliados: a) análise química do solo; b) quantidade de nitrogênio mineral no solo; c) matéria seca e quantidade de N na parte aérea do feijoeiro nos estádios V4 e R6; d) teor de nutrientes nas folhas; e) componentes da produção; f) produtividade de grãos; g) teor e proteína bruta nos grãos e, h) fator de utilização do N aplicado.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SORATTO, ROGERIO P.; PEREZ, ADELSON A. G.; FERNANDES, ADALTON M. Age of No-Till System and Nitrogen Management on Common Bean Nutrition and Yield. AGRONOMY JOURNAL, v. 106, n. 3, p. 809-820, MAY-JUN 2014. Citações Web of Science: 7.
ADELSON ANTONIO GUIDOLIN PEREZ; ROGÉRIO PERES SORATTO; NATALIA POLITTI MANZATTO; EMERSON DE FREITAS CORDOVA DE SOUZA. Extração e exportação de nutrientes pelo feijoeiro adubado com nitrogênio, em diferentes tempos de implantação do sistema plantio direto. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 37, n. 5, p. 1276-1287, Out. 2013.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREZ, Adelson Antonio Guidolin. Nitrogênio na semeadura e em cobertura para o feijoeiro em sistema plantio direto em fase de implantação e consolidado. 2010. 69 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.