Busca avançada
Ano de início
Entree

Crescimento de fibrocondrócitos sobre arcabouço de PLGA para aplicação como prótese de menisco

Processo: 08/01963-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Engenharia Médica
Pesquisador responsável:Eliana Aparecida de Rezende Duek
Beneficiário:Andrea Rodrigues Espósito Cabrera
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Menisco   Biomateriais poliméricos

Resumo

Polímeros da classe dos poli(a-hidróxi ácidos) possuem alto potencial para serem aplicados como arcabouços em cultura de células devido as suas características de biorreabsorção e biocompatibilidade. Estes substratos tridimensionais servem como suporte físico e adesivo para o crescimento celular, permitindo que o neotecido adquira o formato desejado, enquanto o polímero vai sendo degradado. O objetivo deste trabalho é estudar a influência do pré-cultivo de fibrocondrócitos sobre arcabouços de PLGA para aplicação como prótese de menisco. Para tanto este trabalho será desenvolvido em duas etapas: 1) Estudar o cultivo de fibrocondrócitos obtidos a partir de cultura primária sobre os suportes porosos de PLGA através de análises de citotoxicidade, adesão celular inicial, MEV, citoquímica e ensaio colorimétrico - Sirius Red; 2) Com base na literatura e nos resultados obtidos na primeira etapa, selecionar-se-á um dos tempos de cultivo para o estudo in vivo, onde os dispositivos arcabouços/fibrocondrócitos serão implantados no menisco medial do joelho de coelhos Nova Zelândia, após meniscectomia total. Os animais serão divididos em 3 grupos quanto ao tratamento aplicado: prótese com o cultivo, prótese sem o cultivo e controle. Após 12 e 24 semanas, as próteses serão removidas juntamente com o tecido ao seu redor. Os resultados histológicos serão analisados através de microscopia de luz, avaliando-se o crescimento tecidual do menisco e a influência do implante com cultivo celular.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CABRERA, Andrea Rodrigues Espósito. Crescimento de fibrocondrócitos sobre arcabouço de PLDLA/PCL-T para aplicação como prótese de menisco. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.