Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e implementação de procedimento de 'training' em parametrizações convectivas do CPTEC/INPE

Processo: 08/01983-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Saulo Ribeiro de Freitas
Beneficiário:Ariane Frassoni dos Santos de Mattos
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Programação linear

Resumo

Projeto para o programa de doutorado da requerente tendo como principal objetivo a melhoria da qualidade das previsões numéricas de tempo e clima do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE). Isto será alcançado por meio da introdução de novas funcionalidades no modelo Brazilian developments on the Regional Atmospheric Modeling System (BRAMS) e no Modelo de Circulação Geral da Atmosfera (MCGA) ambos utilizados no CPTEC. Esforços serão destinados em busca da melhoria da descrição e simulação numérica de processos convectivos úmidos, precipitantes ou não. O enfoque da tese será o desenvolvimento, implementação e validação do procedimento de training com a moderna parametrização de cumulus precipitantes de Grell e Devenyi (2002), enquanto que em convecção não-precipitante será enfocada a introdução de novos fechamentos na versão da parametrização de cumulus rasos. Será realizado o acoplamento do esquema de cumulus com a microfísica de nuvens por meio da separação explícita da tendência de água total em vapor d'água e água em estado líquido ou sólido. Também a questão do acoplamento entre os próprios esquemas de cumulus (raso e profundo) será enfocada, visando melhoria na simulação do ciclo diurno da precipitação. É esperada uma melhoria efetiva do desempenho dos modelos do CPTEC na simulação numérica da intensidade, posicionamento e ocorrência temporal dos sistemas convectivos, com impactos positivos nas previsões de temperatura, umidade e precipitação (chuva), bem como no transporte convectivo e deposição úmida de traçadores (gasosos e particulados), em escalas de tempo e clima.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, ARIANE F.; DE CAMPOS VELHO, HAROLDO F.; LUZ, EDUARDO F. P.; FREITAS, SAULO R.; GRELL, GEORG; GAN, MANOEL A. Firefly optimization to determine the precipitation field on South America. Inverse Problems in Science and Engineering, v. 21, n. 3, SI, p. 451-466, APR 1 2013. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.