Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos mecanismos de ação da proteína anexina 1 e dos receptores para peptídeos formilados (fpr) no carcinoma epidermóide de laringe humano

Processo: 08/01655-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Sonia Maria Oliani
Beneficiário:Thaís Santana Gastardelo Bizotto
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Leucócitos   Mastócitos   Neoplasias   Inflamação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anexina 1 | câncer | leucócitos | Mastócitos | receptores FPRs | Inflamação

Resumo

Várias evidências demonstram que o desenvolvimento e a progressão do câncer dependem não somente de suas características genéticas, mas também de interações das células tumorais, epiteliais e inflamatórias. No desenvolvimento tumoral, a habilidade das células epiteliais migrarem é um evento patofisiológico no desenvolvimento da metástase e da reparação tecidual. As investigações que relacionam a ANXA1 à regulação do crescimento celular, têm demonstrado um alvo importante para as pesquisas relacionadas com a biologia tumoral. Recentemente, foi sugerido que a ação regulatória da ANXA1 sobre a migração leucocitária pode ser mediada por meio dos receptores nFPRs. Em função desses dados, será relevante pesquisar o papel da ANXA1, in vivo, nas células epiteliais e inflamatórias no carcinoma epidermóide de laringe humano, e in vitro, na proliferação das células epiteliais usando uma linhagem celular Hep-2, derivada do mesmo tipo de carcinoma. Além disso, investigaremos, in vivo e in vitro, se as ações antiinflamatórias/antiproliferativas da ANXA1 são mediadas por receptores nFPRs. Os nossos objetivos in vivo serão analisar quantitativamente os leucócitos e a co-localização ultra-estrutural da ANXA1 com os receptores nFPRs nas células inflamatórias e epiteliais, nas amostras teciduais de laringe controle, tumoral e região adjacente ao tumor do mesmo paciente. No estudo in vitro investigaremos a ação do peptídeo Ac2-26 (segmento N-terminal da ANXA1), do glicocorticóide dexametasona e do Boc2 (antagonista dos receptores nFPRs) na proliferação das células Hep-2, nos tempos de 6, 24, 48, 96 e 144 horas, e a co-localização e a expressão da ANXA1 com os receptores nFPRs por meio da reação imunocitoquímica ultra-estrutural e de Western blotting, respectivamente. Considerando o papel da proteína ANXA1 nos processos antiinflamatórios/antiproliferativos, o estudo desta proteína e de sua interação com receptores nFPRs nas células tumorais, epiteliais e inflamatórias, será importante porque os mecanismos de ação pelos quais a proteína atua na biologia tumoral não são totalmente conhecidos, podendo ocasionar novas descobertas terapêuticas no tratamento do câncer.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GASTARDELO, THAIS SANTANA; CUNHA, BIANCA RODRIGUES; RAPOSO, LUIS SERGIO; MANIGLIA, JOSE VICTOR; CURY, PATRICIA MALUF; RODRIGUES LISONI, FLAVIA CRISTINA; TAJARA, ELOIZA HELENA; OLIANI, SONIA MARIA. Inflammation and Cancer: Role of Annexin A1 and FPR2/ALX in Proliferation and Metastasis in Human Laryngeal Squamous Cell Carcinoma. PLoS One, v. 9, n. 12, . (08/01655-2, 08/08187-4)