Busca avançada
Ano de início
Entree

Iluminação Natural e Artificial em Bibliotecas da UNICAMP: Diagnóstico e Recomendações

Processo: 08/01668-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Paulo Sergio Scarazzato
Beneficiário:Dennis Flores de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Bibliotecas   Eficiência energética   Conforto ambiental   Iluminação natural   Iluminação artificial

Resumo

O Brasil possui atualmente, em fase inicial de implementação, um programa de etiquetagem voluntária de edifícios com vistas à regulamentação e classificação de edificações eficientes, que tende a se tornar obrigatório em futuro próximo, através de norma ou regulamentação. Cuidados com a apropriação da iluminação natural e com sistemas de iluminação artificial adequados cumprem importante papel na eficiência energética dos edifícios, bem como no bem-estar e na saúde dos seus ocupantes. O objetivo desta pesquisa é diagnosticar e fazer recomendações relativas aos sistemas de iluminação natural e artificial das bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instaladas na Cidade Universitária Zeferino Vaz, em conformidade com as recomendações do programa de etiquetagem voluntária. Para tanto, será feita uma revisão bibliográfica, medições in loco, simulações computacionais e físicas, mediante a utilização de modelos em escala reduzida, e aplicação de questionários a serem respondidos por funcionários e usuários. A revisão bibliográfica situará o estado-da-arte relativo aos aspectos objetos de estudo. As medições permitirão conhecer aspectos quantitativos e de distribuição das iluminâncias e luminâncias. As simulações computacionais e em modelos físicos servirão para avaliar as propostas de intervenção nos sistemas de iluminação natural e artificial. A aplicação e a tabulação dos questionários permitirão colher as impressões de funcionários e usuários. Os resultados da pesquisa serão formalmente encaminhados aos gestores da universidade, para eventual inclusão de suas propostas nos planos de melhoria da infra-estrutura de apoio. A pesquisa é pertinente e relevante, pois nunca houve tal diagnóstico das bibliotecas daquela importante universidade pública. Há que se considerar também que os seus resultados certamente servirão para retroalimentar o próprio ensino da iluminação nos cursos de graduação e de pós-graduação da UNICAMP.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Dennis Flores de. Iluminação natural e artificial em bibliotecas da UNICAMP : diagnóstico e recomendações. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.