Busca avançada
Ano de início
Entree

Familiares de usuários de serviço de saúde mental: manifestações de estresse, sobrecarga e satisfação com o serviço

Processo: 08/01691-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 30 de abril de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Carmen Lúcia Cardoso
Beneficiário:Ana Flávia de Oliveira Santos
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade de vida   Enfrentamento   Estresse psicológico   Satisfação do paciente

Resumo

Os familiares de usuários de serviços de saúde mental têm sido chamados a participar cada vez mais ativamente como os principais provedores de suporte e cuidados aos indivíduos em situação de sofrimento mental. Este papel de cuidador associa-se a uma sobrecarga importante sobre a vida do familiar, requerendo reestruturações e readaptação familiares em termos financeiros, sociais e emocionais. O presente estudo objetiva avaliar as manifestações de estresse, percepção de fatores estressantes, enfrentamento, qualidade de vida, satisfação com serviços e sobrecarga dos familiares, bem como as percepções de dificuldades e de necessidades de apoio ao cuidador. Os participantes serão aproximadamente 70 familiares de usuários que freqüentam o serviço de internação parcial em cuidado intensivo da cidade de Ribeirão Preto. Os instrumentos a serem utilizados são: Questionário Complementar; Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, Inventário de Estratégias de Coping de Folkman e Lazarus, Escala de Qualidade de Vida versão abreviada (WHOQOL-Bref), Escala de Avaliação da Satisfação dos Familiares em Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR) e Escala de Sobrecarga dos Familiares de Pacientes Psiquiátricos. Os resultados das escalas serão cotados de acordo com as proposições técnicas e, em seguida, proceder-se-á ao tratamento estatístico dos dados comparando-se variáveis. Para a definição do tratamento estatístico, será aplicado, inicialmente, o teste Kolmogorov-Smirnov, visando verificar a normalidade ou não dos dados para posterior aplicação de estatística paramétrica ou não-paramétrica. Será adotado como critério valor de p£ 0,05. As questões abertas e a entrevista do Questionário Complementar serão analisadas segundo os preceitos da análise de conteúdo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA FLÁVIA DE OLIVEIRA SANTOS; CARMEN LÚCIA CARDOSO. Family members of individuals suffering from mental disorders: Stress and care stressors. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 32, n. 1, p. -, Mar. 2015.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Ana Flávia de Oliveira. Familiares cuidadores de usuários de serviço de saúde mental: sobrecarga e satisfação com serviço. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.