Busca avançada
Ano de início
Entree

O corpo-jogo do ator como sustentáculo do seu bios cênico

Processo: 08/01703-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Matteo Bonfitto Júnior
Beneficiário:Rodrigo Cardoso Scalari
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Representação (artes)   Atores   Criatividade   Jogos teatrais

Resumo

Este projeto visa dar prolongamento teórico-prático aos interesses de pesquisa deste proponente, sendo os mesmos co-extensivos a uma trajetória pessoal e multifacetada na qual um foco de atenção ilumina um território definido aqui como possibilidade para o fortalecimento do bios cênico do ator em nível pré-expressivo : o corpo-jogo. Partindo de pesquisadores como Constantin Stanislavski, Jerzi Grotowski, Eugenio Barba, Jacques Copeau, Jacques Lecoq, Philippe Gaulier entre outros, busca-se reconhecer aspectos históricos que conduziram o ator contemporâneo à valorização da sistematização do trabalho preparatório em forma de treinamento físico-criativo. Em termos teóricos, sua sustentação vincula-se ao conceito de Ator Compositor, do Prof. Dr. Matteo Bonfitto, meu orientador no mestrado. Para a realização desta pesquisa, propõe-se um processo de investigação teórica, partindo de conceitos dos pesquisadores teatrais acima mencionados rumo a possíveis conexões com outras áreas (antropologia, semiologia e filosofia), aliado a um processo de investigação prática sob forma de treinamento físico-criativo, no objetivo de cooptar materiais em corpo e jogo adquiridos durante a trajetória deste ator-pesquisador para uma possível proposição de um território de práticas no âmbito da preparação do ator. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCALARI, Rodrigo Cardoso. O paradoxo criador-criatura: o ator em treinamento. 2010. 187 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.